terça-feira, 23 de setembro de 2008

muitas saudades tuas


Eu sou Outono que começou ontem. Sou frio e vento e folhas encarnadas pelo chão.
Castanhos, ocres, cinzentos, laranjas, ferrugens, matizados e mesclados. Verde seco.
Cheiro orvalhado, terra molhada, brisa fresca, chuva fina.
Sol alto mas ainda cálido, que quando cruza o equador celeste, no hemisfério norte se chama equinócio.
Às vezes envergonhado em céus azuis.
Braços agasalhados, lãs para fora, roupa quente, arrepios de frio.
Cinema, exposições, espectáculos, castanhas assadas, chás quentes, fondues de chocolate, compotas e geleias, receitas caseiras de fornos em brasa, para tardes frias de lanches plenos, vinho tinto ao jantar. E caipirinhas também, porque não?
Passeios de Inverno, serões à lareira, projectos do tempo frio, fotografias na praia.
Renovação de ciclos, recomeços, reciclagens, reviravoltas. Reaparecimentos revigorantes. Reencontros de príncipes e de princesas. Contos de fadas.
Cabelo ao vento e cara fria. Sentimentos meus. Nostalgia sem doença.
Gosto neste Outono da frescura invernosa que se inicia, da natureza quase primaveril e do calor que ainda veraneia.
Só não quero o curto dos dias.

32 comentários:

Anónimo disse...

Eu por mim já me contentava com as castanhas e com o vinho tinto.

mariam [Maria Martins] disse...

oh!Patty
também adoro o Outono! e as restantes estações também, tento aproveitar ao máximo o que a natureza e o Divino me proporcionam...!
que bom retrato aqui está...palavras e imagens... obrigada.
Também lhe fiz um poemazinho... ao outono, vou colocar lá mais para o fim da semana...

o post infra, é "delicioso", trouxe-me emoção, e uma lágrima...
meus papás são o meu exemplo vivo do que é o AMOR... como eu o vejo, em todas as suas etapas...(encontro, atracção,consumação, cumplicidade, companheirismo e tolerância na longa viagem), eu, não consegui! :(

gosto de ler-te.

um grande sorriso :)

mariam


ah!pena o desencontro! espero que o teu dia tenha sido fantástico!

BlueVelvet disse...

Engraçado que o meu post de hoje também é sobre o Outono, mas claro, noutro registo, porque é estação de que não gosto.
Agora o que é mesmo engraçado é que falo do único sítio onde acho o Outono lindo, por causa da tonalidade das folhas, que são vermelhas e laranja e não castanhas e beige debotado.
Mas isso só existe nos estadou Unidos, na região da Nova Inglaterra.
É até uma fonte de receitas para o turismo local, por que são organizadas excursões para ver a imensidão dos campos, com as àrvores dessas cores.
Portanto das duas uma: ou o teu amor pelo Outono te faz ver as folhas castanhas, vermelhas e laranja, ou descobriste um sítio cá em Portugal onde as há.
E se assim for, como boa vizinha, vais-me dizer onde é, pois vais??:))
Bjinhos outonais

Gi disse...

Do Outono também gosto "da natureza quase primaveril e do calor que ainda veraneia", não gosto de folhas espalhadas por aí, muito lindas, muito lindas, mas que ´fazem cair muita gente e que quando venta em remoinho lhes dá para inciar uma dança e, mal educadas, sentam-se em qualquer cadeira (nós) sem pedirem licença!
Grrrrrrrrrr!

Sorrisos em Alta disse...

Com este texto... até me puseste a gostar do Outono. E isso... é obra!!!
Gostei!!!

Um grande sorriso

Vera disse...

Lindo o texto (já é costume, ahahaha)! Quanto ao Outono, também gosto dele. Menos do que do Verão, mas muito mais do que do Inverno. É bom, é quentinho, aconchegante e a pedir muitas tardes de chás ;-).
Beijos!

De dentro pra fora disse...

Eu prefiro a Primavera e o Verão,
nesta altura do ano começo a ficar um pouco mais melancolica, encolho-me com o frio...
Sò mesmo ao pé da lareira a comer as castanhas :))

paulofski disse...

E este Outono chegou de trombas, de água, por todo o lado. As estações do ano estão cada vez menos definidas nas suas características climáticas. Só mesmo as árvores, os frutos e os pássaros nos fazem lembrar que já é Outono. Quando os dias e as noites são iguais. Quando a natureza começa a adormecer para se renovar. As castanhas e a “água pé”. E ainda ser possivel para dar umas pedaladas sem regelar.

Teresa Durães disse...

O outono tem tanta beleza!

Ka disse...

Eu adoro o verão mas também adoro o outono.

Só não gosto muito de começar o dia com pouca luz pois fico mais sorumbática .

MAs de resto adoro, então gastronómicamente perco-me sempre: começa agora com os diospiros (ai os diospiros!!!), as castanha, os chás e scones, os cogumelos ....and so on...

E estar a ler, ouvir uma musica calma e ouvir a chuva cair lá fora?

Já para não falar do cheiro da terra, o barulho das folhas quando as pisamos (ando a ensinar o Luis a fazer isso :)))

Beijosss e um excelente dia

cecília disse...

Eu sou igual. O curto dos dias entristece-me, revolta-me, põe-me macambúzia.
O escuro antecipado impõe um recolher obrigatório, respira-se menos a energia que o sol dá e o cansaço instala-se em horas que ainda deviamos sentir frescura. Percorrem-se estradas de faróis acesos, encolhemos os pés debaixo das mantas, encostamo-nos ao parceiro porque teimam em não aquecer...
Só mesmo os cházinhos e a chaise longue do sofá aliviam a neura, entorpecida pelo calorzinho do aquecimento...
Nunca mais chega a Primavera!!

1/4 de Fada disse...

Ao contrário de muitagente, eu gosto do Outono, e precisamente por muitas das coisas que tu aqui descreves, sendo talvez uma das principais a mansidão com que chega... Acaba o calor sufocante e temos ainda imensos dias lindos. E como não tenho medo do frio nem faço dietas, começo a pensar nas delícias do chocolate quente! É quando gosto de ficar em casa com os meus filhos a fazer um grande lanche, com um bom filme e já não jantamos! Ou quando vou para a praia ou para o paredão e está uma luz fenomenal, que não vemos em mais nenhuma altura... Descreves na perfeição, como sempre.

Anónimo disse...

Uns chazinhos com scones na Estalagem da Raposa, umas castanhas com vinho tinto (bom), dias com cores magníficas, a azáfama das vindimas, a recordação das termas dee Vidago, tudo isso eu gosto... mas faz-me falta a longura dos dias,angustia-me o anúncio de dias invernosos,arrepia-me a conotação do outono ao fim de um ciclo.

liamaral disse...

Boas fotos, boas palavras! Como sempre nos habituaste! Parabéns!
:) Beijinho

Rita disse...

Eu também gosto do Outono, acho que cada estação do ano tem o seu encanto. Gosto particularmente dos tons dourados e ocres que por aí andam, do cheirinho das castanhas e dos dias frios quando começa a saír-nos "fumo" pela boca. Gosto de ver as Rs encasacadas e de gorros na cabeça com as bochechas rosa do frio. Mas ultimamente as estações do ano são uma miscelânea de calor, frio, chuva, sol, nevoeiro nunca sabemos o que o dia nos reserva e andar ainda no Outono de blusa sem costas e sandálias não tem grande piada...
Jokas

Pitanga Doce disse...

Já disse várias vezes que é a minha estação preferida, que me aguça os sentidos. Que essa mistura de tons dá o que pensar, mesmo aqui aonde não posso ver o meu jardim de perto. Mas vou plantar amores-perfeitos porque começa a Primavera.

Patti, deculpa mas não resisti e Mama Mia está lá. Mas eu não conto o final. Vai ao cinema e leva sapatos de dança. heheh

beijos Outonais

Rosa dos Ventos disse...

Bela descrição do Outono aquela estação que é fim e princípio, que é doce e áspera, que é serena e ventosa, que é tanta coisa e o seu contrário!
Eu gosto do Outono...

Abraço

Anónimo disse...

Dei por mim a pensar que faço coisas mais regularemente no outono:Cinema, exposições, espectáculos.
Ainda a semana passada depois de ver um espectáculo 5 estrelas dos "toca a rufar", dei por mim mais a família a procurar na net os espectáculos em Leiria,na Figueira e em Coimbra.No ano passado e nos outros anos,fazendo uma rápida análise, foi no outono que saímos mais de casa à noite.
Será do guaraná?

Anónimo disse...

O Outono é a estaçao mais nostálgica para mim...torno-me mais pensativa, triste, nostalgica, deprimida...talvez por isso prefira a Primavera. Mas adoro essas cores laranja que nos deixa, e esse cheirinho a humidade,a terra molhada...
Mas concordando com algum comentário por aí, o melhor mesmo sao as castanhas assadas!!!

Borboleta disse...

Confesso-te que gosto muito da primavera, acho até que é a minha estação favorita, mas contigo a escrever desta forma fazes-me encontrar o que de bom trás o Outono e que até assim com um geitinho acabo por gostar dele também ;o)

Nina disse...

eu que conheco pouco o outono, mas tenho total fascínio por ele, reconheci cada pedacinho da beleza dele nas tuas palavras, outonal Patti.

beijinhos quentinhos com gosto de chocolate quente ou quem sabe, sopa de abóbora (é o que mais tem por aqui patti, abóbora por toda a parte, nas varandinhas enfeitando, nas feiras, nos pratos, aí tbm?)

JC disse...

O Outono, como a Primavera, são estações do ano que mais gosto, o cair da folha, o começo do frio, o acender das lareiras, propocionam-se mais as conversas, o ver o mais mais revolto, o bater das ondas nas falésias. Como é bom o Outono...

PDuarte disse...

O Outono é uma estação com os filtros para protecção de conteúdos de Inveno activados.

maria inês disse...

"eu gosto é do verão", dizem eles na canção, eu vou-te te ser muito sincera, gosto mesmo é de me sentir bem, seja ela qual for (a estação)e para mim todas cada uma tem o seu encanto, a sua beleza a sua animação!

E por falar em animação, comprei hoje bilhetes para ir ver...
grande para ti

maria inês disse...

És uma querida!
Tenho é que ter mais cuidado (atenção) ao escrever, muitas vezes só dou pelos erros nas palavras ou nas frases depois de as publicar!

Toma lá mais um xi grandeeeeee

Filoxera disse...

Ainda bem que gostas. Eu não gosto muito da nostalgia associada ao Outono, mas adoro apanhar folhas, espalmá-las e guardá-las. Fico danada se alguma se estraga...
Belo texto, como sempre. E a música também.
Beijos.

Diabólica disse...

Embora goste do verão e dos dias na praia, confesso que me vou sentir feliz com a bela da castanha assada.

Beijinhos diabólicos.

Sorrisos em Alta disse...

E se no Outono caíssem MacConas das árvores????

Patti disse...

Sorrisos:
Oh meu Deus, que este rapaz é um exagerado. Se caíssem assim, deixava de ter piada!

Sorrisos em Alta disse...

Mas olha que ia andar muita gente a varrer as ruas...
;o)

anniehall disse...

Outono é Aconchego .
Um belo Outono para si:)

LeniB disse...

Estou em sintonia com o outro, ou seja, com o conduto!!!