sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

primeira aventura nos transportes públicos [filha-1]


'Bora hoje ao Oceanário?

'Bora mãe.

E vais andar pela primeira vez de comboio, metropolitano e de autocarro.

A sério?

Claro que era a sério. E fomos... e entramos no comboio.

Oh mãe?

Diz.

Porque é que os sofás são verdes, porque é que o teu bilhete foi mais caro que o meu, onde 'tá o senhor que guia isto, as carruagens não se despegam nas curvas, como é que o senhor sabe que queremos sair...

E então, lá entrou um pedinte, apenas mais um dos que povoam os nossos dias e que nós já nem notamos. Era um rapaz novo, sem uma perna, que usava muletas e que fazia todos os dias o mesmo discurso aos mesmos passageiros.

Olha Beatriz, vêm aí um senhor pedir dinheiro, é pobrezinho, (como aquele que às vezes vai pedir comida lá à porta), não tem uma perna e está muito sujo, a mãe vai dar uma moeda, mas tu não fiques a olhar muito para ele, que ele pode ficar triste.

E assim foi, olhou pará janela e ao mesmo tempo baixava a cara e tentava observar o rapaz. Nada de dar nas vistas.

Chegámos à baixa, almoçámos no Chiado e fomos para o metropolitano.

Mal entramos...

Oh mãe?

Diz.

Porque é que este comboio anda mais depressa que o outro, porque é que 'tá escuro, este senhor também sabe onde vamos sair, e a cidade não nos vai cair em cima, e se houver um terramoto, e o marquês já sabia que ia haver metros e quando arranjou as obras fez logo estes buracos...

E lá entrou um ceguinho a pedir, com a sua bengala branca, a caixa das esmolas ao pescoço e a cantar alto.

Eu não disse nada.

E ela, também nada fez. Olhou muito rápido, viu e calou.

Mudámos de metro na Alameda, para a Gare do Oriente.

Entramos no novo metro e...

Oh mãe?

Diz.

Qual é o doentinho que vai aparecer agora?

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta historia é mesmo verdade?...eu nao sabiaaaa deste episódio...ninguem me conta nadaaaa!!! :) A minha mana é mesmo fofinha!!!

Anónimo disse...

És mta monga!!!
Claro que é verdade!!!
Agora eu andava aqui a enganar os meus "vizinhos" da blogosfera!