sábado, 13 de setembro de 2008

[10] bom fim de semana!

Setembro pode muito bem ser, entre outras coisas, o mês de retomar leituras mais específicas. Pelo menos comigo é assim. Não sei se é o fim do Verão que se vem aproximando, se o vento do cair da tarde, se o retornar aos hábitos depois dos dias mais leves de Julho e Agosto, mas apetece-me sempre pegar nas leituras mais condensadas, digamos assim e levá-las pelo Outono adentro.

Alguns desses livros são os do romance histórico, mas o mais sério e real, não o popular e vendável que prolifera por aí e que até parece que virou moda.

Em relação ao romance histórico nacional, os meus eleitos são três autores, cada um com o seu estilo muito característico.
Deixo-vos hoje com um deles e com duas das suas espectaculares obras.

Fernando Campos - O Grande
"A Sala de Perguntas" - É a fascinante viagem de Damião de Góis pela Europa, durante a segunda metade do séc. XVI, onde tudo se vive em simultâneo: a glória dos descobrimentos, os primeiros avisos da decadência e o início do fantasma da Inquisição.
Ele consegue colocar-nos a reflectir com os grandes pensadores da época e deixar-nos a pensar se o género humano progrediu assim tanto, desde aí até aos nossos dias.


"A Casa do Pó"
- Um drama ocorrido entre a nobreza, nas corte de D. Manuel I e de D. João III, é a base para esta história incrível e de um rigor factual sem falhas. Um mistério e desconfiança enormes, envolvem um homem que desconhece a sua ascendência e origem. Só o medalhão que traz ao peito poderá resolver este enigma.



Mais uma vez, um autor português pouco conhecido pela maioria de leitores e que fico sempre sem saber o porquê.

Quando por cá se escrevem obras destas, como é que os best sellers continuam a ser só e unicamente os Dan Brown desta vida?

Boas leituras.

12 comentários:

Fátima André disse...

Patti,
Obrigada. Parecem-me excelentes sugestões de leitura.
Os meus :)

Gi disse...

Como em tudo, quem tem melhor máquina publicitária é que ganha.
Mais vale parecê-lo que sê-lo.

1/4 de Fada disse...

Patti, Fernando Campos é um dos meus grandes, como podes calcular, por (de)formação profissional e gosto pessoal. Estes dois que aqui citas são maravilhosos, mas não posso esquecer "A Esmeralda Partida", que é um sonho em amarelo, com toda a história do enorme D. João II e as tão bem contadas viagens do Infante D. Pedro... Uma crónica passada para os nossos dias, numa escrita que raia a poesia, e que como te digo, me fez lembrar o amarelo o tempo todo. Senti-me vazia e solitária quando o terminei. Mas não me admiro nada que não estejam no topo de vendas, não são leituras lineares, não têm cenas chamativas, obrigam a sérios conhecimentos para serem verdadeiramente compreendidos e apreciados... Talvez nas versões tipo "Reader's" tivessem mais vendas e mesmo assim duvido. O último semelhante, (mas não se compara) que li foi a recriação da Leonor Teles pela Seomara. Gosto muito da figura d'A Aleivosa, precisamente por causa de surgir como uma mulher a lutar "palacianamente" como tal num mundo de homens, numa época tão incrível... isto apesar de correr o risco do anacronismo, Mas não consigo deixar de ceder à tentação, porque a acho magnífica. Interessante que no domingo vou fazer um post em que faço a sugestão de vários livros e estes têm lugar cativo lá.

Patti disse...

Fátima:
São realmente um sonho de livros, para quem gosta do género. Aconselho vivamente.

Gi:
Ai morena, que verdade tão grande! E olha o Fernando Campos é único e também não precisa de muito brilharete à volta dele. Vale por si só.

Fada:
Eu adorei a "Esmeralda Perdida", não fosse D. João II o meu rei preferido. E a "Sala das Perguntas", tb do Fernado Campos, já leste? Obviamente, tb cinco estrelas.
A Seomara? É espectacular. Tenho o "Canto da Salamandra" de que falas e o melhor de todos dela (para mim, que como sou fã D. João II, sou suspeita), "Crónica Esquecida de El Rei D. João II". Já leste? Fiz um post sobre este livro aqui:
http://aresdaminhagraca.blogspot.com/2008/04/8-bom-fim-de-semana.html

Patti disse...

Fada:
"Esmeralda Partida", sorry Fada, eu sei que neste não entrava o Indianna Jones.

BlueVelvet disse...

Para mim todas as estações são boas para ler, embora dependendo escolhe livros mais leves ou mais elaborados.
Estes parecem-me excelentes para o Outono ou mesmo Inverno.
Beijinhos

Essência Pura disse...

Olá,

Obrigada pelas dicas de leitura, são otimas, vão entrar em fila de espera, mas chego lá...

Estava com saudades de ler vc, sempre tão perfeita....agora estou com mais tempo livre, voltarei mais vezes....

Um final de semana de paz e luz pra vc e sua familia

Miriam

Filoxera disse...

Tens razão: não conheço. Talvez um dia destes...
Beijocas.

LeniB disse...

Travei conhecimento com o Fernando Campos graças a ti!! Há quantos anos foi isso?? É melhor nem me lembrar!!

mariam [Maria Martins] disse...

Olá de novo

pois... também nunca li nada d'Ele...fiquei com vontade... obrigada por divulgar!

só um pequenino coment aos post infra:
- fantástico esse passeio pela sua berça... conheço alguns desses recantos também,e adoro! agora os chapéus...demais!
- Sim, somos bons nos Paralímpicos ...mas é muito muito triste, que só se ouça falar destes valorosos(as) nesta altura... e as etapas e treinos durante os anos que antecedem? nos "media" só se menciona mesmo é o futebol...

- resolvi fazer meu Check-up nos primeiros dias de férias... agora começa também minha "luta"...as roupas do mais novo "encolheram" todas também!..e a escola ... e o ténis... e a guitarra... e a mãe tipo borboleta de volta dele...e é taxista também, e a procura de casa em lx para a mais velha, que resolveu querer mudar...pronto...

- adoro a zona do Chiado...e arredores... excelente o seu post!
as lojinhas, os alfarrabistas(que ainda há, felizmente) e a Brasileira, e a/o Trindade...e os artistas de rua...ou simplesmente andar por ali...

- grande ida ao Porto... que bom!
(ainda não conheço a Casa da Música...)

- Quanto ao voo dos filhotes, sei o que isso é! mas Patti, se houver grande dose de cumplicidade... e respeito mútuo, mesmo voando continuamos suas confidentes/amigas/companheiras...está a acontecer com a minha mais velha (23) e espero que com o mais novo (13) também resulte...

pronto... já vai longo.. tenho que visitar mais amigos(as)... e não vou conseguir ler todos os seus post!!!! afinal estive fora um mês inteirinho!
fique bem, bom fim-de-semana também!

um sorriso :)

mariam

Patti disse...

BlueVelvet:
Os livros às vezes são como as roupas, dependem das estações.

Essência Pura:
Já pensava que tinha desaparecido novamente.

Filoxera:
Infelizmente tenho. Damos pouca importância ao que é nosso e ainda por cima bom.

Lena:
Há bués, aliás tu és bem mais velha e caquética também. O médico, consguiu colar-te a placa dos dentes de cima?

Mariam:
Isso é que é um comentário sete em um. E trata-me por tu, ok?

Justine disse...

Hoje nada existe sem uma enorme campanha de marketing a empurrar - foi o que aconteceu ao Dan Brown, é o que não acontece ao F.Campos!

Boas sugestões, obrigada. E boas leituras, também:))