terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal e bom arranque para 2009


Não consigo viver esta época de Natal e começo de um novo ano, com outro espírito, que não seja o da boa disposição. Há quem entre em melancolias, há quem se enfade com a alegria dos outros e seja adepto todo o santo mês de pensamentos negativos e pessimistas e há quem tenha razões verdadeiramente válidas para se sentir mais triste. Há de tudo e cada qual vive Dezembro como entende, portanto.
Durante este mês e sobre aquilo que ele deveria representar, li muitos posts derrotistas e fatalistas, quase caóticos até, reacções agressivas e atitudes hostis, completamente inesperadas e descabidas. Li outros muito realistas e com verdades que doem todos os dias. E li também o contrário, vindo de blogs onde foi muito agradável ler propósitos fortes, positivos, de esperança e relatos minuciosos sobre as tradições da época.
Até que me falte alguém, amigo ou familiar e tenhamos todos saúde, não vejo razões para ser espírito do contra, fazer discursos sobre a apologia da desgraça do planeta ou de evocar a cada minuto os mais necessitados, somente nesta época. Toda essa retórica ficava muito melhor se fosse falada e lembrada durante os outros onze meses do ano.
Este mês é um mês especial, quer queiram, quer gostem ou não.
É uma época de riqueza interior, de introspecção, de revisão pessoal, de lembranças, de dar a mão, de conviver, de alegria e de espírito positivo.
Não é de todo propícia a aves agourentas e velhos do Restelo.
Devíamos dar descanso ao umbigo, utilizar menos o pronome pessoal Eu, abandonarmos a vaidosa pretensão de acharmos que nada em nós precisa de ser mudado, por estarmos muito satisfeitos com o que somos e parar com os discursos cansativos e perpétuos de mudança de vida e passarmos de uma vez à acção. Arriscar.

Chegamos ao último mês do ano, com um acumular de referências, pessoas, sentimentos, choros e gargalhadas, objectos, aprendizagem, maturidade, memórias
Guardem-nas todas. Perdurem-nas.

Um Feliz e Grande Natal e um Fantástico 2009 para todo o meu blogobairro, que é pleno daqueles que valeu muito a pena conhecer, durante quase um ano de blog e de outros que continuam a chegar e vão ficando por aqui e que já guardei.

Até para o Ano, vizinhança.


fotos all the luck in the world

52 comentários:

Anónimo disse...

Também te digo que seria hipocrisia fazer de conta que tudo está bem nesta época. Por mim gozo o natal e só tenho pena que o Santa tenha o raio do CPS sem as minhas coordenadas, mas eu vingo-me...

BlueVelvet disse...

Tens toda a razão.
Assino em baixo de tudo o que escreveste.
Every single word.

Pitanga Doce disse...

Ó carago! Esta mulher não é do Norte?????

Estava sem tempo de escrever este post. Obrigada por tê-lo feito por mim.

Já não aguentava mais os discursos que sempre ouvimos no Concurso de Miss Universo. "Quero a paz para o Mundo e que acabem com a fome". Isto todos nós queremos e procuramos fazer nossa parte (mesmo que o vizinho não faça) mas será que não podemos nos dar o presente de celebrar tudo o que trabalhamos e conquistamos com o nosso empenho durante um ano inteiro? Caindo e levantando e puxando o outro que caiu ao lado e levantando-o também? Caramba! Não vou ficar como aqueles gajos que se auto flagelam dando chicotadas nas costas para se punir. Chego ao fim do ano sabendo que fiz o meu melhor! Nem nesse Presidente que está aqui eu voltei! Para verem como sou consciente!!!

FELIZ NATAL A TODOS DE BOA VONTADE!


PS: Mas olha, não vens mais ao blogobairro ate´2009? Olha que é muito tempo, rapariga!

SONY disse...

patti,

eu vivo intensamente esta época, como vivo todos os dias do ano!!
nem mais nem menos!
Intensamente mesmo!
Com tudo o que me é de direito exijo-me :-)

Talvez quando falei aqui sobre um post de Natal tenha parecido que nesta época viveria menos...Nunca!!
Nem menos nem mais igual intenso!

Cá em casa é Natal todos os dias do ano, a qualquer dia acontecem "milagres de vida" por isso cada dia que passa, minuto, segundo, ano é algo intenso!!
m beijinho e desejo um tempo de paz e tranquilidade para ti e para os teus e que seja como desejas!!
FELIZ NATAL PATTI!!
Tive imenso prazer de te ler no final do ano já mas para o ano cá estaremos se Deus Quiser :-)
Jito,
S.R

ematejoca disse...

"Tens toda a razão.
Assino em baixo de tudo o que escreveste.
Every single word." Repito as palavras da Blue Velvet - e nao sabe como fico satisfeita em ler um texto destes. Continue positiva, minha cara Patti!
Há muitas pessoas na blogosfera, e nao só, que querem mudar o mundo. É pena, que nao comecem a mudarem-se elas próprias.

Desejo-lhe também um Feliz Natal com muita alegria... saúde, dinheiro e amor! E que o 2009 lhe traga tudo o que há de melhor.

Abracos amigos de Düsseldorf!

Gi disse...

Feliz Natal para ti e para todos os teus, os meus, os nossos, os vossos, para todos.
Sei que este Natal para mim vai ser o retomar de um intervalo abrupto e bruto que aconteceu na família entre 2005 e 2007.
Este ano sei que vai ser melhor, vejo lá em casa e noto em mim.
Que o ano de 2009 seja, para todos os que leio e comento no blogobairro, igaul ao de 2008 (eu sei que ainda faltam 8 dias para o final de 2008) ... mas hoje estamos todos V I V O S e os que estão mortos-vivos é bom que pensem que têm, mesmo assim, mais uma oportunidade do que aqueles que estão do outro lado da vida, aproveitem!

maria inês disse...

Lá por casa este ano está complicado, Penso que é o rescaldo de tudo e todos! Claro que se não os consegues combater, "ájunta-te" e sem combinar ou preparar lá estremaos todos amanhã, em minha casa! Aqui entro eu no streess. Ai o jantar, ai os doces, e as prendas para os muidos... enfim se levares com umas "rabanadas de vento" não te assustes, sou eu a correr de um lado para o outro!

Um Santo Natal para ti e toda a tua familia, com muito Amor, Paz e Alegria!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Magnífico post o teu!!! Gostei imenso! Ahhh eu também sou assim e se há época em que devemos ser positivos é ESTA!!! Adorei a decoração natalícia que está giríssima e a música deliciosa...Um Feliz Natal RECHEADINHO com TUDINHO de bom, alegria e boa disposição também fazem parte é claro! Boas entradas e que 2009 seja pleno de partilhas aqui no blogobairro. Beijinhos.

fugidia disse...

Um excelente e Santo Natal, Patti. E que o novo ano traga muitos momentos de felicidade junto dos seus.
E que eu possa continuar a acompanhar a sua escrita e a sua graciosidade.
Gosto de a ler e gostei de a conhecer.
Um beijinho
:-)

Precis Almana disse...

Concordo inteiramente contigo (como já tive oportunidade de te dizer antes).
Porque este mês e o Natal, mesmo para quem não queira ligar às questões religiosas da coisa (e é o meu caso, que tive pouca ou nenhuma educação religiosa) é a época de celebração da amizade e da família, é como se as famílias fizessem aniversário.
Em que todos os seus elementos são, na globalidade, o centro das atenções.
Em que as crianças são as acarinhadas e nos divertem.
Em que há cor (e as fotos que aqui colocas são liiiiiiiiiiindas).
Etc.
Por isso, te desejo uma Feliz Festa familiar, e te agradeço que existas como vizinha e nos presenteies com os teus posts tão positivos, bem escritos e agradáveis. É tão bom vir aqui... por isso cá continuarei no próximo ano.

ana v. disse...

Passo a dar um beijo especial de Natal, Patti.
Tudo de bom nesta época de paz, e até um dia destes. :-)

Anónimo disse...

Dezembro. Dezembro é Natal e isso fá-lo o mês (quase) mais magnífico do ano (porque o mês mais magnífico é o dos meus anos).
Porque o Natal é para gastar dinheiro (se o ganhamos temos que o poupar e dar uso, porque a vida é curta e dinheiro num caixão não vale de nada). Porque o Natal são luzes (mais gasto de dinheiro mas este é benéfico, este desculpa-se porque há que admitir que ver as ruas da cidade brilhantes e com vida é um sonho. Faz-nos esquecer a tristeza, esquecer a crise que nos entra porta dentro todos os dias por jornais, televisões e rádios). Porque o Natal são enfeites!! São bolinhas, estrelinhas, bonecos de neve, pais natais (o mais fantástico de todos os personagens ficticios que alguém alguma vez inventou), cristais de gelo. Porque o Natal é cor, e é cor requintada: é dourado, é vermelho, é branco, é brilhante! Porque o Natal é família e amigos. É mais do que uma óptima desculpa para juntar toda a família em volta de uma mesa sem confusões, parece que todas as guerras passadas se esquecem. Porque o Natal é o calor de uma lareira, o calor de uma manta sore as pernas que assiste a conversas de sofá. Porque o Natal é um sonho e uma obrigação a uma fuga à realidade. Porque o Natal é a melhor maneira de terminar um ano que bom ou mau foi mais um ano e continuamos vivos! Porque o Natal é uma mesa alegre, variada, repleta de maravilhas. E, melhor que tudo, porque o Natal dá alegria às crianças. Seja pelo sonho do Pai Natal que virá à meia noite, seja pelo sapatinho que é recheado pelo Menino Jesus, seja por enfeitar a casa e a árvore de Natal, seja por comer chocolatinhos diários de um calendário colorido que reflete o desejo pelo dia 24, seja por rasgar um papel de embrulho à pressa no entusiasmo cada vez mais crescente de descobrir o que está por baixo. E, se as crianças estiverem felizes, ao vê-las sorrirem, ficamos nós felizes também. Porque o Natal é sorrir!
Pois, também nos querem mais solidários nesta altura e o que me intriga é que parece que só nesta altura do ano é que as pessoas com menos posses económicas têm fome, porque nos outros 11meses ninguém no supermercado nos vem impingir sacas para comprarmos alimentos. Mas isso são outras estórias. Não podemos salvar o país nem o mundo e se Deus existe que faça alguma coisa...
Bom Natal! =)

P.S: Patti, desculpe o exagerado tamanho do texto. Entusiasmei-me. E teria escrito mais...

FM disse...

O que te desejo neste Natal?
Que faças alguém Feliz.
Se o conseguires, estou certo,
sentir-te-ás Feliz em dobro e, vê lá tu, a Felicidade ficará distribuída por mais do que uma só pessoa.
Mais, essa Luz poderá transformar-se num acontecimento em "cadeia" e levar a alegria a muitos mais...
Pensa nisso.
Natal, acredita, é... Agir.
Sê Natal.
Francisco Moreira

PDuarte disse...

um feliz Natal para ti e para tua familia são os votos deste quarentão que também gosta de provocar além de amar como todos os outros.
não somos muito parecidos, é verdade, mas isso não interessa nada.
hoje interessa-me mesmo é que estejas feliz,... e eu sei que estás.

(desculpa, mas já não posso fazer nada)

Brunorix disse...

Um Feliz Natal (Verde) para todos, em especial aos novos conhecimentos aqui do bairro.

Um 2009 cheio de leituras e escrituras (das que não se pagam!).

Carla Sousa disse...

Olá Vizinha!

Apesar de ser a primeira vez que comento, esta não é a primeira visita.
Concordo plenamente com as tuas palavras de esperança, desejando, a ti e a todos que te visitam, um Natal muito feliz e um novo ano repleto de sorrisos.

Beijinhos! :)

Si disse...

Já tinha tido a oportunidade de, noutro blog, concordar plenamente consigo. É verdade que já não tenho cá todos os que gostaria de ter (1, pelo menos faz-me imensa falta...), mas aproveito para viver em dobro a companhia dos que ainda por cá andam. Até porque ninguém sabe o dia de amanhã e 'as ordens naturais das coisas' às vezes não são nada ordenadas nem naturais.
Não quero saber de prendas, não quero saber de embrulhos bonitos, basta-me a 'caixa' que tenho dentro do peito para receber e dar em troca apenas e só aquilo de que preciso.
FELIZ NATAL!!

paulofski disse...

Se aparecer por aí um velhote bonacheirão e barbudo a querer embrulhar este blogue para que continue a arejar este blogobairro, tu colabora com ele!

Feliz Natal e um 2009 repleto de alegrias e momentos fantásticos. Bem hajas.

Beijinhos

Carlota disse...

Bom Natal, Patti!
Até p'ró ano.
Beijinho.

Unknown disse...

Nem mais, e até para o ano.
Boas festas

beijocas

:)

JC disse...

Concordo inteiramente com o que escreve nos seu texto.
Devemos fazer do Natal uma época de muita paz e esperança. Esperança numa vida e num mundo melhor. Quero acreditar que será possível.
Feliz Natal E um 2009 cheio de realizações.
Um Beijo

1/4 de Fada disse...

Tenho andado num verdadeiro alvoroço entre a escola, nas reuniões de avaliações de final de período, que tu sabes como são, mais os filhos jé em férias a quererem mais atenções, de modo que nem tenho passado por aqui como é hábito... Despedes-te até para o ano? Logo agora que eu vou ter mais tempo?
Um óptimo Natal para ti e para os teu também.
Beijinhos.

Ka disse...

Um feliz natal junto de quem te é querido :)

Beijinhos

Bacouca disse...

Peço desculpa mas pretencendo a este mundo dos blogs e tendo acesso ao Alecrim tive curiosidade de ver o seu.
Devo dizer que a acho diferente do que "lemos" por aqui e dou-lhe os meus parabêns!
Concordo inteiramente com o texto e tirou-me algumas palavras da boca:)(ou do pensamento).Não dizem que o Natal é sempre que um Homem quizer? Então vivam este em pleno e no resto do ano distribuam, sem esforço, um sorriso, um abraço, uma ajuda, um presente... enfim algo que faça com quem está próximo
se sinta feliz, caraças!!!
Um Natal com alegria, serenidade e um Ano 2009 com esperança.

Bacouca disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o teu post.
Feliz Natal para ti também!

cristina ribeiro disse...

Um muito Bom Natal, e que o Ano Novo o seja também, Patti.

De dentro pra fora disse...

Um beijinho e um Santo Natal, para vocês.. :)

SC disse...

Passei para deixar um beijinho natalício.

Feliz Natal!

Mad disse...

Boas festas para ti.
Bj.

Borboleta disse...

Olá Patti!

Como sempre concordo contigo e deixo-te aqui "pessoalmente" o maior dos maiores desejos de um Feliz Natal!

Beijos

Essência Pura disse...

Feliz Momentos...

Abra seu coração...
Sonhe... deseje... ame..
Sorria... fique feliz..
Volte a ser criança...
Desejo a você um Natal
Cheio de paz, amor e felicidade.
Que este Natal leve para você
Aquilo que você mais deseja,
Que os seus sonhos se realizem...
Que você seja capaz
De continuar a sonhar!!!
Que faça de 2009,
Todos os dias,
Um dia de Natal

Feliz Natal pra vc e sua família

Beijos no coração

Miriam

O Pinoka disse...

Venho desejar-te um Santo Natal.
Logo que tenha um bocadinho venho com mais tempo aqui ao teu canto.

Beijocas

Olá!! disse...

Um texto fantástico, escrito por uma mulher fantástica... pena o tal de Natal não ser todos os dias do ano.
Beijo grande minha querida Patti e até sempre :)

Filoxera disse...

Começa por ser o mês em que nasceste. Mas acho que sim, desde que não haja grandes problemas pesados ou insanáveis, há que criar o espírito festivo. E, se houver, tentar viver com eles tão bem quanto se puder.
Amanhã é outro dia; a vida reserva surpresas, quem sabe...
Beijos.

Pitanga Doce disse...

E não é que a rapariga não volta mesmo antes de mudarmos a data?

Susana disse...

não podia estar mais de acordo! espero que esta quadra festiva esteja a correr optimamente! que o ano de 2009 comece em grande:)

Si disse...

Patti,
Amanhã terá uma lembrança no meu blog.
Não é novidade para si, nem tão pouco serei a única a oferecer-lho, porque...há coisas fantásticas, não há?? (e o seu blog é um deles)
Beijinhos até 2009

Anónimo disse...

Que o teu 2009 seja cheio de sucessos pessoais e profissionais.

Lucia Luz disse...

Patti,

Descobri o seu blog em minhas navegações e preciso dizer que adoro!! Sou fã mesmo.
Gostaria de lhe convidar para um passeio no meu http://lucialuz-luz.blogspot.com/
Também gostaria de lhe pedir se possível para me ensinar como colocar a música.
Parabéns pelo blog.
Muita luz em 2009.
Um abraço da nova amiga

Lucia Luz

Anónimo disse...

Patti, a resposta é sim, pelo endereço de mail.

E estou muito feliz por quereres colaborar, engrandecendo a Casa.Obrigado.



P.S.. Grande texto, grande aplauso!

Teresa Durães disse...

eu faço parte dos que não gostam mesmo nada destas festas

Tiago Taron disse...

Feliz rébéiom(g)) no Porto. Arriscar é isso mesmo, passar o fim de ano no Porto. Entre o Twins (resgatado ao inferno dos anos noventa em que foi bar de alterne) e o velho Griffon's, mon coeur iria certamente para este último. Back to 80's, entre as damas (ler à Buraca) vestidas de negro e com um ar trágico de quem só vive daquela vez. Pequeno almoço na Foz. Comprar os croissants e comê-los no passeio alegre ou mesmo mais perto, junto ao mar, entre a chuva dissolvente(Xutos nos ouvidos como antídoto à dissociação total).
Feliz 2009 no Porto, carago! (que, como há muito se sabe, no Porto é vírgula).

Si disse...

Patti,
Já lá deixei a resposta.
Beijinhos e desejos de um GRANDE 2009!

Rosa dos Ventos disse...

Que o novo ano nos surpreenda pela positiva, já que os agoiros são muitos!

Abraço natalício

1/4 de Fada disse...

Venho desejar-te um bom ano de 2009 e dizer-te que tenho sentido a falta dos teus posts, que leio sempre, mesmo quando não tenho tempo para comentar.
Tens um presente para o teu slideshow no meu blog.
Beijinhos.

mariam [Maria Martins] disse...

Patti,

é um prazer ter passado por aqui durante todos estes meses e continuar a ser nos vindouros :)

um FANTÁSTICO 2009! te desejo. e aos teus.

um abraço e o meu sorriso :)
mariam

joana disse...

Patti venho desejar um excelente ano novo,com muitas coisas boas e sorrisos,e que o ano de 2009 transforme os teus sonhos numa bela realidade.
Beijinhos

LeniB disse...

Um excelente 2009!
bjs

De dentro pra fora disse...

Não podia deixar de passar por estes 'ares' que me fazem tão bem, para deixar um beijinho muito grande juntamente com os votos de um exelente Ano Novo, que todos os teus desejos se concretizem...
Espero que gostes da estadía cá por estas bandas

Beijinhos

PDuarte disse...

um grande ano para tí e para a tua família.

f@ disse...

Olá Patti, vim matar saudades, deixar um beijinho e desejar um FELIZ ANO NOVO...
imenso beijinho e abraço das nuvens