domingo, 24 de janeiro de 2010

privações II

imagem sweet paul

Eu ando a tentar, juro que ando. Mais do que tentar, eu ando a cumprir com a privação dos hidratos e das substâncias adiposas. Mas santa paciência, já estou enjoada de tanto grelhadinho, cozidinho, saladinha e refeições a vapor, mais água, água, muita água. Coisa horrível. Desenxabida. Sem gracinha nenhuma.
Bem, mas como este tipo de alimentação serve um nobilíssimo objectivo, eu aguento-me. Oh se me aguento, senhores.
Ora mas o que eu queria mesmo, era que os meus queridos vizinhos blogobairrenses me facultassem receitas de refeições pouco calóricas, daquelas simples, fazíveis e sobretudo, atenção, sobretudo muito saborosas. E sobremesas também.
Essa é que é essa!

24 comentários:

mike disse...

Este seu vizinho deve confessar uma total incapacidade de a ajudar com receitas, Patti. So sorry, Mrs presidentA.

paulofski disse...

Saborosa... é pra já, esta receita não falha. Duas vezes ao dia e não há privação que resista!

salvoconduto disse...

Onde é que raio é que eu tenho metida a quela receita da feijoada à transmontana ou aquela outra das tripas aos molhos que só se faz em Vila Real? Vou procurar, eu quero mesmo ajudar-te.

Pitanga Doce disse...

Ó Sodona Patti, lamento mas não conheço nada ao estilo que me pede. "Fazível, gostoso e emagrecível", não consta da lista das dietas radicais.

Eu até lhe podia dar uma dica que não fica bem aqui em público mas que a mim funciona muito bem para redução de medidas. Se quiser dirija-se ao meu mail que é onde dou consultas "dietéticas".

Teresa Fidalgo disse...

Bom, eu sou mais do estilo do Oscar Wilde que diz que “ A única maneira de nos livramos da tentação é ceder-lhe”... mas pronto, Patti, estou solidária consigo! Tente fazer comida sem sal, substituindo o tempero por ervas aromáticas. O sal faz engordar imenso, por com ele o nosso organismo retém tudo o que é gordura... e há ervas aromáticas que servem para tudo e tornam os pratos bem saborosos. Boa sorte!!!

Anónimo disse...

Lamento informá-la, mas não posso ajudá-la, cara parceira. Quando me ponho a cozinhar aponto mais para o lado contrário. Assim ao estilo das propostas do Salvo...

Si disse...

Tenho uma receita deliciosa que faço regularmente, e que é super light: Frango bem esfregado com sal grosso q.b., posto a assar no forno sobre uma camada bem alta de cebola cortada aos gomos. Só assim. O resultado é uma delícia e a única gordura que se utiliza é a do próprio frango. (Se se juntarem batatas com pele, o resultado ainda é melhor)

P.S. Quanto a sobremesa, só se forem mesmo uns éclairs Quinta do Paço....

Reflexos disse...

Bom, o meu corpo é que pediu a dieta. Coisas que eu considerava vitais para a minha saúde (mental) agora nem consigo pensar nelas: café, chocolate.
Coisas da D. vesícula...

Uma coisa em relação à água: se bebes água engarrafada tem em atenção a marca que bebes, pois há algumas muito ricas em sódio (NA+), que são propícias à retenção de líquidos.


Boa sorte

Bacouca disse...

Patti,
Que engraçado também andava à procura de uma solução dessas. Bora ao mail da Pitanga?

Bacouca disse...

Patti,
Que engraçado também andava à procura de uma solução dessas. Bora ao mail da Pitanga?

BlueVelvet disse...

Vou-te mandar algumas.
Beijinhos

Luísa A. disse...

Patti, eu não consigo decidir-me entre uma imensa variedade de opções senão estando na posse de todos os dados da questão. Tudo depende da natureza desse nobilíssimo objectivo… ;-)))

anniehall disse...

Gelatina vegetal ;) saborosa...pouco calorica .

Carlota e a Turmalina disse...

Well, well...vamos às dicas, aqui mesmo, abertamente...rsss..
Aqui hoje fui de sopa...fiz um caldo com o peito de frango com alguns temperos básicos como salsão e páprica, menos alho. Adicionei uma xícara de lentilha , não sei se é permitido na sua privação, duas cenouras, dois chuchus, uma batata baroa( ou mandioquinha), alho poró e cheiro verde.Bati metade no liquidificador e depois voltei à panela com a metade não batida e o frango em pedaços.Ficou saborosa...e foi fácil!
Gosto também da beringela em fatias finas intercalada com molho de tomate e muzzarela de búfala ou outro queijo leve. Coloco as fatias de beringela cruas.Depois de uns 20 minutos fervendo com o molho no forno, elas ficam cozidas, mas firmes.Por cima salpico parmesão bem comedidamente.
Sobremesas sem carbo somente as de fruta mesmo.
Esta semana fiz o abacaxi coberto com canela e um pouco de adoçante culinário no microondas. Farei para o final de semana doce de banana, só que no fogão para dar o ponto.
Quero também fazer a salada de pepino e tomate com iogurte e hortelã.
É, minha amiga, é preciso muita criatividade e menos sal!!! Do dia 4 prá cá quase 3 quilos foram embora :o)
Força aí! Eu não sei aí, mas aqui ainda falta muito...
Qualquer coisa grita!!!

Patti disse...

Luísa:
São as eleições da PresidênciA! Sou a única candidata, claro, mas tenho de caber nos meus chaneles e nos armanis privê!

maria teresa disse...

Saborosas? Com poucas calorias? Com os nutrientes necessários? Onde estão, onde estão? Eu também quero!
Abracinho

MedStudent disse...

Olhe à conta dessas restrições...perdi em três meses quase 20 kilos...acompanhado por nutricionista!

re-introduzir com calma e aprender a cometer os pecados...mas nada de púdicos à mesa...apenas comedidos!

Porque a vista alcança muita coisa...o melhor mesmo é dar à língua e não tanto ao maxilar!


Parabéns por este espaço...
Cheguei até cá por um acto falhado que anda por aí...bendito! :)

Nuno

pedro oliveira disse...

há 6 meses que também ando nessa,consigo maior parte das vezes: ao almoço vou a restaurante que tem bons pratos de peixe,frango,coelho e pato, lancho fruta, e iogurtes liquidos e á noite começo com fruta, sempre fruta primeiro, sopa e saladinhas, antes deitar iogurte magro.Depois há dias que peco em consciência e marcha tudo, mas tendo em conta principios básicos de comer a fruta primeiro e comer menos quantidade.Nestes 6 meses foram 7 kg e tenho mantido o peso.

Violeta disse...

e eu que estou tão gordaaaaaaaaaa...
quando os vizinhos te derem as receitas, oferece aqui à violeta que mais parece uma abóbora.

Rosa dos Ventos disse...

Já ouvi falar nuns gratinados de legumes que são muito bons, mas não sei fazer! :-((
Também precisava de perder, pelo menos, 5 kgs!
Vou passando a ver se encontro uma receita milagrosa...

Abraço e coragem

Carlota e a Turmalina disse...

Sei que parece coisa de doido...mas hoje fiz um estrogonofe de filé mignon com creme de leite(natas)light.Acho que por aí deve existir essa versão light, com bem menos gordura e portanto calorias.
Normalmente passo a carne na farinha, mas na versão light ela vai para a panela só com temperos( alho, sal e páprica) e uma colher bem rasa de sobremesa de azeite.Depois acrescentei o molho de tomates, os champignons e por último o creme de leite light. Como arroz é carbo e está riscado do mapa dos jantares aqui de casa( pelo menos por enquanto), servi o estrogonofe sobre uma cama de folhas de alface americana.Ficou lindo, original e divino!!!

De dentro pra fora disse...

Bem...será que chego a tempo de apanhar algumas dicas para mim também??
Quem sabe fazes um resumo das receitas recebidas e partilhas com o bairro :) estou a ver que há muitos interessados...
Dos carbo só mesmo do pão eu sinto a falta, mas confesso que de vez em quando lá vai um ou outro deslise, mas tem valido a pena o esforço :)


PS: já agora vou deixar um recadinho á Pitanguinha,posso!?... também quero!será que posso passar lá também!?

estouparaaquivirada disse...

Na wook: em lume brando e com tampa:
Tomate, courgete, pimento verde e vermelho, cebolinhas, beringela, cogumelos e castanhas...vai cozinhando até estar macio. Já está!
Eu faço só assim com um bocadinho de água e uma pitada de sal.
Quando tenho visitas faço um refogado bem saboroso e depois acrescento todos os legumes e deixo apurar (fica mais saboroso, claro! mas tem gordura)
Este preparado pode comer-se só assim ou fazer parte de um empadão (de legumes), alternando as camadas com puré ou ainda fazer uma lasanha de legumes.

Beringelas cortadas ás rodelas grossitas uma fatia de tomate e uma fatia de mozarella fresco, tempera-se com sal e ervinhas e vai ao forno. Já está!
Deus queira que goste!

Gi disse...

A receita menos calórica que conheço é: coseres a boca ... também a podes cozer. :D