quinta-feira, 13 de março de 2008

crime e castigo



Eu era como o pobre Rodion, um jovem estudante que viveu infeliz, perseguido pela impossibilidade de continuar a sua vida, após ter cometido um assassinato. Também eu vivia atormentada, com auto-punições diárias, mazelas emocionais e chagas psicológicas, sempre que às escondidas, absorvia o miserável cacau, em todas as suas versões: branco, leite, preto, amargo e doce, líquido e sólido, simples e recheado.

Claro que o meu crime é bem mais suave, inofensivo e doce que o do triste rapazinho. Mas eis, que a salvação me entra pelo ecrã adentro:

“Chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa
e de bebida, doce ou amarga, feito a partir do fruto do cacaueiro (...) o chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido ou em tabletes.” (wikipédia)

A palavra alimento subiu por mim acima, ilibou-me as culpas e libertou-me da condenação! Ah, eu bem sentia, que qualquer coisa me rezava cá dentro, que aquilo era meio sustento! Desci o calvário na bisga e fui logo fazer meio litro de chocolate quente, não vá o acordo ortográfico antecipar-se e as palavras por vingança, amotinarem-se e alterarem o seu significado.


E vou já, neste preciso instante, abandonar o Dostoiévski e devorar num ápice o Cacau do Jorge Amado.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ás vezes acho que a minha essência é de chocolate. Depois de ler o teu post, senti-me LIVRE. Estou pronta para mais uma tablete.
Gostei especialmente de "As palavras a amotinarem-se"???Perderem o significado???Está o máximo.
Continua, sempre com esta capacidade de nos surpreender todos os dias.
É o meu 2º favorito.

LeniB disse...

E assim se começa o dia com uma belíssima e apetitosa chocolatada, pontapeando o crime e o castigo numa bisga alucinada!!!
(Toma lá que já "comestes!)

De dentro pra fora disse...

Huumm ...á pecados aos quais não consigo resistir...porque será?
Sem sentimentos de culpa é claro..

Anónimo disse...

Hmmm…chocolatito, que bueno!!! Si es negro entonces…hmmm…ese trocito que me tomo después de comer me dá animo ( de seguir trabajando, claro, y mira que es dificil lograrlo! ).
Quién puede resistirse a llevarse a la boca un trocito de chocolate, cerrar los ojos, deshacerlo lentamente sobre la lengua y permitirse así un momento de placer? Desde luego yo NO.

PaulaVH disse...

Adorei este post! Os chocolates sao minha tentaçao! Sinto-me como uma alcoólatra que tenta largar o vício todos os dias. Então, decidi assumir e saboreio todos os dias ,2 pedacinhos da dita iguaria. E sou muito mais feliz assim !

Bjs
Paula - BR

Susana disse...

tinha de comentar este post... definitivamente, o chocolate é a minha tentação... além disso, está muito bem escrito! parabéns!

Mad disse...

Delícia de post, tanto quanto o tema que o inspirou. Pena que eu tenha de me ficar pelo Jorge Amado, que ao outro cacau agora nem vê-lo.

Escrevees bem, tu.