domingo, 4 de maio de 2008

dia da mãe

Este texto, que não é da minha autoria (a minha amiga Cláudia enviou-mo outro dia de Madrid) já circulou, de certeza, outras vezes e vai circular hoje pelo blogobairro; paciência, eu sou novata e quis postá-lo aqui hoje.


'Aos 41 anos de idade, Anna Jarvis perdera a sua mãe. Com sua irmã Elisinore, sentiram a sua grande e irremediável perda levando-as a reflectir sobre o facto de não existirem demonstrações concretas de apresso para com as mães.

Anna Jarvis decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais, para além de incentivar os laços familiares.



Mas foi em 1907 que Anna empreendeu o esforço necessário à instituição do Dia da Mãe. Com a ajuda de seus amigos, empreendeu uma campanha por correio com vista a obter apoio de congressistas, políticos influentes e personalidades da sociedade norte-americana, com o objectivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia da Mãe.

Os seus esforços goraram o efeito desejado, e foi a 10 de Maio de 1908 que, pela primeira vez, numa cerimónia religiosa, Anna Jarvis honrou sua Mãe.

A primeira proclamação do Dia da Mãe deu-se três anos depois, em 1910, instituída pelo Governador do Estado da Virgínia, Estados Unidos. Um ano depois, o Dia da Mãe foi a pouco e pouco sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, no Continente Africano e na América do Sul.


Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Mãe foi comemorado, em tempos idos, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Também o Dia 13 de Maio é ainda hoje associado às comemorações da Mãe.

Porém, actualmente foram instituídas as comemorações do Dia da Mãe, no primeiro Domingo do mês de Maio.'


Eu acabei de receber muitos beijinhos e abraços e o Memorial do Convento e hoje vou ter jantarada e vocês?


Feliz Dia da Mãe para todas!


20 comentários:

Sunshine disse...

Não conhecia a origem do dia da mãe.
A comemoração deste dia na minha família é um pouco complicada: eu comemoro o dia da minha mãe na data antiga (8 de Dezembro), pois para a minha mãe só faz sentido comemorá-lo nesta data (motivos religiosos); os meus filhos comemoram o dia da mãe no 1º Domingo de mãe. Assim acabamos por ter dois dias da mãe por ano.
Feliz dia da mãe

Anónimo disse...

Feliz dia da mãe para ti. Já não tenho mãe, há muito, muito mesmo, embora ainda me lembre do sabor dos abraços da minha mãe; tmabém não tenho filhos, porque Deus não em achou merecedora - e não lhe perdoo por isso - assim, detesto o dia, acho-o comercial (por isso passou para o 1º domingo de Maio), e muitas vezes fútil, na verdade gostaria de ser acordada com um bom dia mãe ou voltar a sentir as mãos ásperas mas deliciosas da minha mãe.
Feliz dia

Pitanga Doce disse...

UM DIA MUITO FELIZ PARA TI. AQUI É SÓ NO DOMINGO QUE VEM!

MUITOS BEIJOS, PRESENTES E CARINHO DA TUA MENINA!

Gi disse...

Eu, por acaso, não conhecia este texto, estás a ver?
De qualquer maneira também te adianto que o Dia da Mãe é comemorado em datas diferentes por esse mundo fora.
Se não me engano acho que uma delas é no próximo domingo.
Não me apetece ir confirmar :)
Eu ainda não recebi presentes, mas SEI que vou receber ... coisa de dedo mindinho que adivinha.
Bom dia para ti, para a tua mãe e para a tua filha, para as mulheres que são mães ou poderão vir a ser.

Anónimo disse...

Como sabes este Dia estou por Madrid ( amanha é dia de trabalho)mas é como se estivesse presente no almoço que hoje vao fazer, a minha mae com as minhas irmas. Tenho a sorte de poder contar com a minha irma Paula e saber que lhe dá todo o apoio. Claro, de vez em quando rapto a minha mae e vem até cá...é tao bom termos uma referencia do nosso passado...neste momento já só tenho a minha Mae e enquanto viver vou continuar a dar-lhe todo o carinho e amor que tenho só para ela.
Um Feliz Dia da Mae tb para ti Patti.
bjos

LeniB disse...

Há mães, as mais antigas, que continuam a preferir comemorar este dia a 8 de Dezembro: Comemoro os dois com a minha mãe e com os meus filhos apenas o primeiro domingo de Maio.
Bom dia da mãe para ti também

vieira calado disse...

A fotografia está demais!...
Bom resto de Domingo.

De dentro pra fora disse...

Um bom dia da MÃE para todas NÒS...
(teria de ser todos os dias)
Eu recebi uma carta lindissima, escrita pela minha filha(coisas do coraçãozinho dela,sabe tão bem)uma rosa linda, amarela da cor do sol,um postal(Da praxe,né?)e da parte da tarde vamos fazer uma surpresa á minha mãe.
Como fez aniversário á dias, vamos juntar nos todos(9 filhos e respectivos, netos e bisnetos)como vez o dia vai ser cheio de amor..

Um beijinho de mãe para mãe...

BlueVelvet disse...

E não é que esse mail não me chegou?
Fiquei a saber, vês?
Na minha família festeja-se a 8 de Dezembro com a minha mãe, e hoje comigo e...com a minha mãe.
Ainda não sei o que vou ter, mas pelo menos já tive carinhos, o que é bom demais.
Beijinhos e Bom Dia da Mãe para ti, vizinha

Su. disse...

Ok, o que s passa ai em casa, para receberes um presente desses!!
:)
Espero que para o ano seja qualquer coisa mais, como direi, alegre!
Feliz dia da mãmãe pa ti! Alias, que todos os dias sejas respeitada e mimada como tal...

Beijooooo

Ps: n conhecia a historia, obrigada por a dares a conhecer..

Olá!! disse...

Pois para começar quero dar-te os parabéns... Feliz dia da Mãe
Em segundo lugar, quero dar-te os parabéns pela escolha do texto e pelas fotos, curiosamente também coloquei um slide de animais, onde aparece a minha mais recente adoptada :)))

Hoje já tive flores, uma antologia literária sobre a Mãe, CD com poesia e, o melhor de tudo, o carinho das minhas crias...

Também já ofereci um presentinho à minha mãe, roupa, que é a loucura dela... ;)))

************

Coragem disse...

Curiosamente também não sabia a origem, obrigada pela partilha, e deixo-te um beijinho de Mãe para Mãe, retribuindo os dois que já me deste hoje :)))))

Anónimo disse...

Não conhecia o texto, mas digo-lhe que minha mãe continua a considerar o 8 de Dezembro como o verdadeiro Dia da Mãe. Sorte dela,que recebe os mimos correspondentes duas vezes por ano.
A verdade é que como o Natal, o Dia da Mãe ( ou do Pai) é sempre que um filho quiser e o ideal é que fosse mesmo todos os dias.
Um bom Dia da Mãe para si, Patti!

Anónimo disse...

Eu já tive :)

paulofski disse...

Que o dia das mães tenha sido muito bem aproveitado, feliz na companhia dos filhos.

Beijinhos.

Gasolina disse...

Abraços e beijos são um presentão!

Adorei as fotografias!
(Quem não adoraría essas coisas lindas?!)

Um beijo grande!
Boa semana

Anónimo disse...

Feliz dia a todas as mães.

mariam [Maria Martins] disse...

simplesmente... delicioso!

um grande sorriso :)

maria inês disse...

Deixo-te o memso coemntário que deixei na olá, de qualquer um beijo pelo dia!
desde sempre para o meu pai o dia da Mãe era dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, apesar de na escola, fazer as lembranças, e tudo o que se faz para a mãe nesse dia, o dia da mãe ficou para nós sempre este

Ka disse...

Ainda bem que o teu dia correu muito bem, também o meu foi óptimo e só tive pena de não ter conseguido ir com ele de manhã um bocadinho à praia (ele adora praia e tinha pedido). Acabei o dia já com ele deitado e eu a terminar um trabalho par a festa do dia da mãe que teri hoje :)

Beijinho