terça-feira, 6 de maio de 2008

Hi5: diário dos tempos modernos


Não e não e não! Já te disse que não. Isto era eu, há um ano atrás, na minha luta contra o Hi5 (penso que é Orkut, no Brasil). Enquanto dizia que não, ia pensando no assunto e espreitando alguns Hi5’s.

Basicamente é um site de fotografias; na praia, na escola, com os amigos, nas férias; depois segue-se a troca de comentários dos amigos às respectivas fotos: és gira, Uau, que estilo!, que fotogénica, também quero uma camisola dessas, vamos ao cinema amanhã?, vai ao MSN, pus fotos novas, ‘tás no meu topo de amigos, faz-me comments; etc, etc, etc.

Até aqui tudo bem, apesar de serem fotos colocadas na net. Mas enfim! Na rua também há droga, assaltos, violência, pedófilos. Mas o que mais me desagradava eram os pedidos de amizade que eram feitos por pessoas que não conhecemos de parte nenhuma, cujas fotos podem ser falsas e as intenções também.

Um dos objectivos do Hi5 e outros do género é 'espicaçar' os seus utilizadores para terem o maior número de ‘amigos’, para dinamizar desta forma o site e os miúdos são os melhores iscos. Descobri que, no entanto, há uma política de privacidade, que apesar de não dever ser 100% segura, porque na net nada o é, faz com o Hi5 só seja acessível para a nossa rede de amigos. Bem melhor, pensei eu.

Depois de já ser uma expert no assunto e depois de mais 354 pedidos, ok Beatriz, podes ter um Hi5, mas com “regras de mãe” e se achares que estou a ser demasiado exigente é bom, porque é sinal que estou a fazer bem o meu papel.

Regras:

. só têm acesso ao teu Hi5 os amigos da tua rede;

. só adicionas ao teu perfil ,amigos que conheças, mesmo na realidade;

. nunca aceitas pedidos de amizade, comentários ou outra coisa qualquer de estranhos que te apareçam a querer ser adicionados ao teu Hi5;

. e outras regras do género.

Missão cumprida. Já lá vai mais de um ano e nunca tive problemas com ela nem com o Hi5. Vou cuscando de vez em quando e tudo ok.

Há Hi5's nojentos, de mau gosto, de más intenções, de calúnias etc, mas não é desses que quero falar porque de lixo já chega. A minha experiência é positiva e é dela que falo aqui.

Aprendi com isto que não vale a pena proibir tudo, e pior, proibir aquilo que desconhecemos e temos medo, aquilo que não pertence à nossa geração, aquilo de que nunca ouvimos falar mas que faz parte da vida dos nossos filhos. O ‘Ai que horror pôr as fotos na net, os comentários, os pedófilos, a pornografia, os chats, os engates’ existe tudinho, é uma realidade mas que não devemos ignorar. Pelo contrário, os nossos filhos são os maiores consumidores da web e seríamos todos uns acéfalos virtuais se disséssemos NÃO a tudo, sem ao menos tentar obter uma leve ideia do que se trata, daquilo que no fundo é a vida real deles. Eu pelo menos funciono assim, por muito mau que seja é sempre melhor ficar por dentro dos assuntos para conhecermos melhor e se quisermos, argumentar e justificar as nossas decisões e proibições perante os nossos filhos e muitas vezes elucidá-los para situações que eles não tinham ainda atingido, porque acham que não há mal nenhum na net.

Como eu detestava, quando os meus pais me diziam, ‘Não, porque não. Porque eu não quero!' E eu continuava na ignorância. Nunca aprendi nada com isso. Pior ainda, o que queria mesmo muito, fazia-o às escondidas. Lembram-se?

Com o Hi5, aprendi a conhecer muito melhor os amigos da minha filha e aquilo que eles falam entre si. Através das fotos que colocam, dos comentários/confidências que fazem uns aos outros, dos textos que escrevem para preencherem as suas páginas do perfil, dos seus desabafos, das músicas e dos vídeos que escolhem. É que os miúdos pensam que o que se passa no Hi5 é só entre eles e nem se lembram que há sempre pessoas por trás a ler o que eles escrevem. Eu sou uma delas e aconselho todos os pais a fazerem o mesmo.

Oh mãe, como é que já sabias isto ou aquilo acerca da Sofia, da Maria ou da Carolina? Vi no teu Hi5, claro! Ah, pois é, já me tinha esquecido do Hi5.

Os novos professores (novos, não em idade, mas no sentido de actualizados) aderiram inteligentemente e por completo ao computador e à net. Na escola da Beatriz, utiliza-se uma plataforma moddle, que é um programa onde os professores da escola criam uma página para cada turma, com apontamentos, objectivos para as fichas de avaliação e esclarecimento de dúvidas entre alunos e professores. Resultado: os miúdos adoram, estão sempre em contacto com os professores e falam também de outros assuntos, sem ser unicamente da matéria para os testes.

Ainda no outro dia a ‘stora’ de Educação Física da Beatriz, sabendo que ela adora dança e que a pratica desde sempre, lhe enviou um vídeo de bailado do youtube. Achei bestial, fantástico e muito motivador para estes miúdos que cada vez mais se sentem afastados da escola e dos professores.

Voltando ao Hi5, sabes mãe que a ‘stora ‘ de Geografia tem Hi5 e adicionou todos os meninos da turma? Mandou agora esta mensagem para o meu Hi5: “sei que a plataforma moddle tem dado problemas por isso envio por aqui a matéria para o teste. Divulguem pelos vossos colegas”. A sério? Que giro, Beatriz! Mostra lá o Hi5 dela. E então adorei o que vi. Para quem não conhece, a página inicial do perfil do ‘dono’ do Hi5 é onde estão todos os comentários gerais dos ‘amigos’ desse Hi5.E o da ‘stora’ de Geografia é assim:

Aluno 1: Olá stora, deixei-lhe um mail sobre os problemas que temos tido com a plataforma moodle. Não consigo ver a matéria.

Beijinho.

Aluno 2: Stora, o moodle da escola está a dar problemas. Diz que não podemos aceder à pagina até ao dia 1 de Janeiro de 1970 ( :'D ). Até sexta, da próxima semana claro. :D

Aluno 3: Olá stora! Houve negas?

Aluno 4: . Olá stora. Já fui ver as notas...obrigado pelo 5! :) :) :)

Aluno 5: A stora conhece S. Martinho?? Eu tenho lá casa e passo lá as minhas férias quase todas... Stora tem d mudar p’ó benfica....o sporting é uma desgraça :DD

Aluno 6: Boas férias stora :DDD

Aluno 7: Boa Páscoa com muitos ovinhos de chocolate!

Aluno 8: Olá stora! Recebeu a minha mensagem?

Beatriz: Stora... vai sair no teste, a influência dos ventos húmidos e relevo, sobre a ocupação vegetal das vertentes?

Resposta da ‘stora’ no Hi5 da Beatriz: Olá! Não... não sai essa parte da matéria - apenas o que está mencionado nas competências!
Beijinhos.

Não acham isto fantástico? Nem tudo é mau, meus amigos, nem tudo é mau. E há professores e escolas a fazer um trabalho incrível e que muitas vezes nem lhes compete fazê-lo. Eu prometo que depois faço outro post sobre o tema.

24 comentários:

Pitanga Doce disse...

Ai que eu não presto nem um bocadinho!
Já que a "stora Patti" acha o Orkut tão giro, porque não interage aqui no blog com as suas "meninas" e responde aos nossos comentários? Nem imaginas o que eu e a Blue combinamos lá nos comments do Pitanga sobre nós tres a respeito de voarmos de asa-delta!
Até as Poderosas entraram na dança. Tu és a Lindinha!
heheheheheh

beijinhos e não te zangues.

Gi disse...

Apesar de os meus filhos terem "Hi 5", eu continuo resistente a isso e, agora, à nova moda para maiores de 18 anos: o Facebook.
Chega-me o gmail e o blogspot; mais tarde, converti-me ao msn.
E, acho que não irei mais além. ;)
Já me exponho imenso.

Nina disse...

Nossa!! achei demais isso que vc escreveu Patti. Acredito no mesmo, hj não é mais possível ver somento um dos lados das coisas que nos cercam. Mas foi bom ler sobre o Hi5, que deve ser algo mesmo como o Orkut, minha filha pede há mt tempo pra ter uma conta, e eu tinha certos receios, mas basta que tenhamos cuidados, assim como tenho até hj, verificando as páginas que ela visita, ou acompanhando de vez em quando o MSN dela, ela assim como a Beatriz, xinga a mãe, mas esse é nosso dever, não é? obrigada por me ajudar a decidir.
Um grande abraço

Patti disse...

Gi:
Eu não tenho Hi5, nem quero nem vou ter.
Acho mesmo que é um site para mais miúdos, que deve ter regras de segurança como qualquer outro tipo de exposição na net.
Digo é que se deve conhecer tudo e nunca ignorar nada, principalmente o que envolva os nossos.
E estou de acordo ctg. Já nos expomos muito como blog.

Patti disse...

Pitanga:
Eu lancei a combinação e só agora de manhã é que vi o aviso da Blue.
Já lá fui deixar mais umas ideias.
Aceito ser a Lindinha e escolho uma asa azul e explico lá porquê. Bjs***

De dentro pra fora disse...

Concordo plenamente contigo..
só tenho pena que ainda sejam poucos os professores a aderirem ás "modas" dos nossos filhos.
O mais velho já tem o dele á muito,(por sinal muito original)acho que nem me adiantava nada proibir, pois ele, não é por ser meu filho, mas tem aptencia para tudo que seja informatica(embora diga que não é o que quer seguir)está como peixe na água.já eu vou aprendendo com ele,já que o que sei sobre isto da net,PC vou aprendendo sozinha ou peço-lhe umas dicas:)
A mais nova, está farta de me chatear;oh mãe vá lá faz-me um Hi5, eu tenho vindo a protelar e digo que não é só fazer ,tem de o saber manter(não que ela não saiba ou não aprenda,são desculpas)mas um dia destes lá terá que ser...como dizes, proibir não adianta a solução é por regras e faze-las cumprir, e é claro estar atenta..

Anónimo disse...

Acho interessante, ter um h5 para melhor nos relacionarmos com os miúdos, estarmos no seu meio, e conseguir protege-los.

Talvez daqui a uns anos active o meu que encerrei entretanto, por achar mesmo ser uma coisa de miúdos e de engates.

Olá!! disse...

Tens razão Patti, proibir não é bom sistema, mas há que manter o olho bem aberto, muito nem aberto mesmo.
A filha de uma amiga minha tinha uma página no Hi5 e alguém lhe copiou as fotografias e meteu em sites do mais baixo possível...
Os meu filho mais novo, também tem Hi5 e tenho e andar em cima dele... já o mais velho não liga pevide para esse tipo de sites.
Eu tive, em tempos, mas sinceramente não faz o meu estilo apaguei tudo o que era perfil em sites de encontros e "dita amizade".
Vi aí num comentário acima falar do Orkut... já deu para notar que és uma pessoa inteligente e que sabe o que quer, abre os olhinhos até à testa, tenho conhecimento de situações incríveis nesse site em concreto...
Sempre que venho aqui escrevo um post em vez de comentar... qualquer dia expulsas-me :((((

**********

Patti disse...

Olá:
Já deves ter reparado que não sei fazer posts curtos e também, diga-se de passagem, prefiro os compridos, mas com conteúdo, claro. Porque há posts curtíssimos que dizem mais que muitos posts grandes.

Agora comentários enormes tipo tamanho das páginas amarelas...adoro!

LeniB disse...

No tempo em que ainda não havia plataformas moodle, Hi5 nem afins, já eu recebia os trabalhos de alunos por mail!
(Sou muito à frente!)
Hoje os trabalhos dos alunos, bem como alguns testes são feitos via net (moodle). O problema é que nem todos os adolescentes têm computador em casa, quanto mais internet.
Outro problema é que quando penso dar um teste no moodle, o número de computadores não é suficiente: 15 computadores para turmas de 25, 26 alunos. Nestes casos ficamos de mãos atadas.
Quanto ao aifive... já tive, deixei de ter...prefiro que os meus alunos me conheçam antes na página da escola, onde vou colocando fotos das actividades que faço com eles e outras cenas, que isto está a ficar muito grande...

Ka disse...

Eu ainda não tenho problemas com o meu filho e as novas tecnologias pois ele só tem 2 anos e meio mas confesso-me um bocadinho resistente a estas redes sociais, pelo menos para uso próprio.

Já tenho o blog, o messenger o mail e o google talk, fora tlm o que já me ocupa bastante o tempo :)

Mas tens razão quanto ao facto de nós pais termos abertura para este tipo de coisas. Também me lembro da irritação que sentia quando os meus pais diziam um não que eu não percebia.

Beijinho e um excelente dia

ps - só à 4ª vez consegui comentar hoje...um desespero!!!

Coragem disse...

Concordo em absoluto na integra, tento manter-me actualizada para acompanhar os filhotes, comento o filhote, o marido em jeito de brincadeira, a filha apesar de pedir muito, ainda não permiti, tem 10 anos e falta-lhe um bocadinho assim.....>Logo, logo, sento com ela e explico como e porquê.
Através do hi5 o que eu descobri da minha Ana, muito mais, que a clausura de Instituição onde ela se encontra.


Beijinho

Su. disse...

Ora mais uma atitude inteligente tua… eu inscrevi-me no Hi5 pq tenho alguns amigos e família longe, é uma maneira de não perdemos o contacto, contudo, como tu só adiciono pessoas que conheço e as minhas fotos estão bloqueadas a terceiros… Enfim acho que o Hi5 assim como outros programas por aqui, trazem de tudo, é preciso realmente no caso de quem tem filhos adolescentes estar atento, ser consciente…. eu acho que as novas tecnologias de comunicação podem trazer grandes mais-valias, no ex que focas-te, acho uma ideia genial para os miúdos se aproximarem dos professores, cria-se uma empatia que muitas vezes não existe exactamente por falta de vontade dos profs.... achei genial focares este assunto, depois de ver a ultima reportagem da SIC sobre pedofilia, fiquei assustada qd revelam que o Hi5 é um dos programas mais usados pelos ditos pedófilos p se aproximarem dos miúdos, cheguei a comentar com uma amiga q tem lá a filha de 15 anos e q esta tem 300 e tal amigos(!), foi ai que realmente percebi como é fácil um atrasado mental desses, sobre falsa identidade se aproximar de uma miúda(o), a coisa ainda se deve tornar mais fácil, por ex se for o caso de uma criança com baixa estima, ou que não tenha muitos amigos, ou namorado, sei la… um adulto que se aperceba d algum tipo de fragilidade, e não é difícil pq os miúdos falam muito por ali, facilmente pode manipular uma criança… estou plenamente de acordo com a tua atitude, e que bom seria que as escolas incentivassem os pais p essa atitude… proibir n é solução, os putos hoje tem acesso á internet em todo o lado, é preciso realmente uma consciencialização dos adultos para o perigo que a net pode representar, e falar com as próprias crianças sobre isso, dialogo e controle, é o que falha muitos vezes…. Enfim, como sempre gostei de te ler, nem sempre é certo tenho tempo, mas acho que hoje falei tudo! Bem, que me lembre agora claro, pq este tema tem pano pra mangas!BjBj

Patti disse...

Su:
Eh lá, comentário grande, dos que eu gosto!

A primeira pergunta que os miúdos fazem entre eles, sobre o Hi5 é: quantos amigos tens?
Porque, para eles, quanto maior for o nº de amigos adicionados, mais populares eles são. Ser popular é fundamental nestas idades, principalmente para os que não o são.

E é aí que entram em jogo as mentes dementes como as dos pedófilos e não só.
Colocam fotos falsas, fazem-se amigos, trocam comentários e começam literalmente a sacar informações e muitos ainda tentam marcar encontros, saber mails, números de telemóvel etc etc et.

Daí a primeira 'regra de mãe' para o hi5 da Beatriz ser essa: só têm acesso ao Hi5 dela os amigos da reais.

@ღღ@ disse...

hummmm meninas eu pensava que o Hi5 era como o match para ir à caça de namorado !
miudagem no meio ?
não me parece boa ideia
mas olhem cada um sabe de si né ?
beijinhos ;)

BlueVelvet disse...

Grande post, Patti!
Não me refiro ao tamanho, mas à qualidade.
Concordo com tudo o que dizes, excepto numa coisa e 2 que desconheço.
1º Embora já tenhamos o Google, o MSN, etc etc, olha que o Hi5 também é para grandes.
Até ministros lá encontras, mas em contrapartida também lá tens o BIBI.
Por outro lado, atenção que há lá uma parte só com fotos de mulheres nuas do mais porco que se possa imaginar.
Há quase 2 anos fiz um perfil no Hi5 porque tinha amigos lá.
Depois comecei o blog e até me esqueci que tinha aquilo.
Há mais ou menos 1 mês recebi um pedido de junção de uma amiga,( foi quando me lembrei que tinha), só que não sei como fiz aquilo, aceitei, e com a aceitação vieram todos os meus contactos do Google.
E com eles os amigos respectivos. Resultado: tive que andar a apagar aquilo tudo.
Eu preferia ter aquilo privado, mas nem sabia que se podia.
Agora é que vi que a Olá disse que se pode.
Vou tentar pôr, porque fotos minhas na net, à vontade, não me agrada muito.
Não obstante, essa ideia do colégio da tua filha é bem gira.
Beijinhos e veludinhos azuis

Ps: vai ver o que a Pitanga diz no meu post " Voando":))))))

Patti disse...

Anna:
Pois, parece-me que está um tanto enganada, pois o Hi5 não é SÓ um site de caça. É-o também, mas não é SÓ.
E não falo de cor, sei muito bem o que digo. Conheço dezenas de Hi5’s.
Há Hi5’s perfeitamente saudáveis, alegres e bonitos p’ra combater essa ideia do podre da net.
E este post é bem explícito quanto a isso.

O facto de a miudagem andar lá no meio, como diz, não é uma coisa assim tão simples. É uma realidade dos nossos dias e só fecha os olhos quem for parvo. É preferível saber e participar do que ser enganado.

Os utilizadores do Hi5 em Portugal, são na sua maioria jovens abaixo dos 18 anos e os pais são tão ou mais irresponsáveis que os filhos se não estiverem por dentro do meio onde eles se movem com tanto à vontade, desde que nasceram: a net.

E como diz também, cada um sabe de si e nesse sentido seria uma inconsciência e uma ignorância atroz da minha parte se eu não me envolvesse na vida virtual da minha filha e não a educasse no sentido de a alertar para os perigos do mundo da web, da mesma forma que a ensino que não se fala com estranhos na rua e não se aceita nada de ninguém que não conhecemos, tal qual a minha mãe me educou.

Não há nada pior que o cego que não quer ver.

eMe-a-eMe disse...

fantástico mesmo.
e é uma experiência óptima para desmistificar a escola, os problemas dos professores, as dificuldades dos alunos, as guerras dos professores com os pais e vice versa.
porque não falarmos das coisas positivas para variar.
nota 5 na avaliação dessa professora.

Patti disse...

Blue:
Eu sei perfeitamente que no Hi5 também andam lá ‘os grandes’ daí a minha renitência em deixar a minha filha ter um. Neste tema falo de alto, conheço dezenas de Hi5’s.

Como leste, só após um ano de ‘investigação’ e de ter falado com pessoas mais velhas utilizadores e fãs do Hi5 é que eu me inteirei de tudo e autorizei.

Há formas de ter aquilo privado e sem acesso para o público em geral, podes denunciar fotos promiscuas, que são imediatamente apagadas pelos responsáveis do site, podes negar todos os pedidos e de amizade que quiseres, podes rejeitar todos os comments que quiseres, só deixas entrar quem tu conheces e por ai afora.

Os pais, os adultos, os educadores é que não podem nem devem falar mal e proibir sem conhecer antes. E claro, que não estou a falar de ti que és esclarecida.
Esse é o primeiro dos erros: a ignorância!
Aliás como em tudo.

Patti disse...

M&M:
E sabes que essa professora hoje mandou um mail a todos os miúdos e à Beatriz também, onde, muito resumidamente, relata a história de uma menina que 'andava' pelo MSN e falava com um estranho, que a enganava e dizia que tinham só 14 anos.
Ela sem se aperceber dizia-lhe tudo: nome, idade, escola, cidade onde morava, transporte que apanhava, etc.
Na volta o desconhecido de 14 anos era um polícia que investigava estes casos de miúdos que utilizam a net sem vigilância dos pais.
Com todas as informações que obteve da miúda, dirigiu-se a casa dela, com a maior das facilidades e alertou os pais.
E a Beatriz, imediatamente me reenviou o mail, a mim, ao pai e à avó.

Mais uma prova de que é muito mais inteligente da nossa parte, adultos, educá-los com responsabilidade e em consciência.
Perigos há em todo o lado.

@ღღ@ disse...

Pois Patti és capaz de ter razão
mas francamente fui ver ha meses
e não me interessou.
quanto a miudos pequenos ja não tenho, ja estão todos educados.

beijinhos

maria inês disse...

comentário pequeno (dos que não gostas tanto) mas, é visita de médico!

volto com calma e mais tempo!

Anónimo disse...

Quando a minha sobrinha me falou no Hi5, fiquei em pânico. Ainda não estou muito descansada, mas fiquei mais animada com o teu post.
E, claro, nem tudo é mau...

Patti disse...

Jasmim:
Eu ando sempre por lá a cuscar.
Ela deu-me a password e de dois em dois dias vou lá ver o que se passa, saber os comentários que lhe fizeram e que ela também fez, quem são os últimos amigos que ela adicionou, quem foram as visitas que teve, etc.
No fundo é um Hi5 de miúdos com coisas próprias da idade e sem segredos. Não estou a invadir nada que não deva nem ela sente isso da minha parte. Está perfeitamente à vontade com as minhas visitas ao seu Hi5.

Tudo muito bem controladinho e tem funcionado muito bem, para ela e principalmente para mim.