terça-feira, 22 de julho de 2008

de Lagos by net-café

(fotos minhas)

Os meus dias preferidos nestas férias de Julho, para grande irritação da maioria que está sempre desejosa do calor matinal, são aqueles dias que amanhecem nublados e abafados.

Eu sei, eu sei, já me estão a rogar pragas. A vizinhança toda do blogobairro no batente e eu a desfazer da minha sorte. Mas eu passo a explicar.

É nestes dias que resolvemos descer até à baía, sempre acompanhados de uma brisa quase outonal que insiste em ficar por ali, pelo menos até ao fim da manhã.


Desc
obrimos, mais uma vez o centro histórico, as ancestrais muralhas de pedra ocre,




as casas baixas e coloridas de portas de janelas pequenas

e as famosas chaminés algarvias.

As gaivotas, que aparecem em cima das nossas cabeças, pousadas nos candeeiros,

porque nesses dias também não gostam do mar, que ficou de um tom de azul muito escuro.


Aqui, os traços da arquitectura mourisca são muitos. Preservam-se, recuperam-se e fomentam-se em muitas das novas construções, principalmente nas estatais como o edifício do tribunal de Lagos. Mas, infelizmente, também se cometem atentados urbanísticos e a minha máquina não quis registá-los.




Os habitantes locais, apesar do contacto constante com as diversas culturas que por aqui passam durante todo o ano, continuam quase nativos, como se tivessem uma cobertura tipo carapaça ou um qualquer tipo de revestimento que os cobre e os torna impermeáveis à globalização. Não perdem o seu tipo castiço, a rusticidade, aquilo que os caracteriza como lacobrigenses, secos e pouco sociáveis, mas genuínos. E ainda bem.


Esta é uma terra de muitos pescadores, que à falta de melhores dias, sobrevivem durante a maré baixa a passear os turistas às dezenas de grutas que
esta costa possui, nas proximidades da praia da D. Ana, onde a Sophia de Mello Breyner tanto andou. Vale a pena o passeio.


À hora do almoço volta o sol e em plena fo
rça. As praias recebem outra vez as suas visitas habituais,

os vários barcos da marina começam a embarcar os clientes para os passeios do costume,


as esplanadas enchem-se de gente, os gelados desfilam na mão dos gulosos,





os vendedores ambulantes reabrem as suas bancas e aparecem os animadores de rua


e rapidamente o sobe e desce incessante das ruas sinuosas e estreitas do centro histórico, volta ao normal.

Eu não tenho mesmo salvação nesta altura do ano com este moço, com o qual me dou tão mal.

O moço é o Verão.

O moço ‘marafado’ de que vos falo.

E estou no ir, para comer um delicioso doce de amêndoa ... ou dois.



O próximo post do desafio de ontem, está agendado para o dia 28.

33 comentários:

BlueVelvet disse...

Patti,
embora não pertilhemos do mesmo gosto pelo "marafado", quanto ao resto estamos em uníssono.
Obrigada pelas fotos que me fazem recordar a minha infância e adolescência.
E a Sofia.
A casa dela, mesmo em cima da D.Ana era o meu poiso, ou a sobrinha, a Luzinha não fosse a minha melhor amiga e o Miguel ...o meu namorado. rsrsrsr
Pois!
Boa continuação de férias e pára de provocar a vizinhança com os docinhos de amêndoa.
Beijinhos e veludinhos azuis

Gi disse...

De Gi by net ao café: Ah sua marafada, sua desclassificada, sua, sua ... vem em frente, sim? Vem pela sombra, sim?
Volta para Lisboa, pá!
Lindo o post, mas dispenso o Algarve no Verão.
Está mais para Allgarve ou está mais para Algarve? Conta-me!
Vê lá se encontras a Maddie aí nalgum arquivo.

Borboleta disse...

Aproveita bem esses ares desse moço, que só faz bem!

As fotos estão muito boas!

Boas férias!

Beijinhos

Maísa disse...

Pois olha que os meus dias preferidos também são esses.
Boas férias, bons sons, cheiros, visões e sabores.
Beijinho.

Vera disse...

Lindo!
Lindas fotografias!
És uma artista, mesmo!
Continuação de boas férias, com sol ou neblina!

PS - gosto desta música que tens hoje a tocar :-)

Ka disse...

Ai sortuda!!!
TAmbém já aí passei férias e é a parte do Algarve que mais gosto pois mantém-se ainda genuína!

E esses doces...ai esses doces que eu adoro (pelo-me por eles...ahahah)


beijinhos e continuação de umas férias excelentes!!

Nina disse...

mas que viagem gostosa essa.. me senti por essas bandas. Bom divertimento Patti, e as fotos estao ótimas, como sempre.

paulofski disse...

Dias assim são óptimos para colocar a máquina fotográfica a tira-colo e calcorrear as vilas à procura de momentos fantásticos.

Para mim o Algarve não é a terra de eleição para férias, embora no verão passado tenha lá ido a gozar duas semanitas em Armação de Pêra. Vi foi muita construção e pouca originalidade algarvia. Enfim.

Fiquei por ti a saber que os habitantes de Lagos são os lacobricenses. Dos doces de amêndoa tenho outra recordação de doces tradições do Alto Douro, mas na mesma merecedoras de crescer água na boca.

Beijinhos e continuação de boas férias.

ps: desafio cumprido.

Pitanga Doce disse...

Isto é que é uma vidinha! Nem louça pra lavar, nem camas pra fazer...é só olhar o mar E COMER!!! Ó mulher, que depois gastas o dinheiro que restou das férias na clínica de emagrecimento! hehehehehe

FM disse...

Imagens magníficas muito bem "argumentadas"...
Beijos com Sorrisos.

Anónimo disse...

Ai, ai o doce de amêndoa...

anniehall disse...

Sabia que hoje ia aparecer e compareci ao encontro.Belas fotos e toda essa tecnica de as juntar ...um mistério para mim :)
Continuação de boas férias.Aqui tb esteve sem sol , foi um amanheçer cheia de névoas ,uma delicia.

@ღღ@ disse...

olha que tambem voltei agora
duma praia sem sol matinal
mas maravilhosa!

e quando abriuuuu foi de derreter

boa continuação ;)

Patti disse...

Blue:
O Miguel continua a vir para cá todos os anos. Quase sempre na meia praia.
A praia D. Ana continua inspiradora. É única.

Gi:
Olha que sombras não há muitas.
E sabes que Lagos e Sagres não são exemplos do restante Algarve. Felizmente. Saudades....

Borboleta:
Obrigada e boa adaptação aos ares de Cascais.

D. Antónia:
Pois é, também são os meus e por aqui vão havendo sempre alguns, devido à proximidade com Sagres.

Vera:
Na de artista, é só trabalhá-las um pouco no power point.
A música é Ive Mendes, das minhas cantoras preferidas brasileiras. Tudo o que canta é bestial.

Ka:
E apesar de algumas atrocidades que também se cometem por aqui, continua a ser sempre o melhor do Algarve.

Nina:
Pois é, um dia você tem de conhecer.

Paulo:
Armação de Pêra é das tais zonas do Algarve onde se cometeram enormes crimes urbanísticos. E é pena, pois tem uma praia excelente.
Eu perco-me por estes doces.
Já cusquei o teu desafio.

Pitanga:
Qual clínica de emagrecimento qual quê! Por aqui é só peixinho grelhado e saladinhas de tomate com oregãos.

FM:
Obrigada FM. As fotos são um dos meus passatempos preferidos.

Salvo Conduto:
Uma perdição ...

Annie:
Ainda bem que veio espreitar Qt às fotos é só pegar no power point e as ir diminuindo e juntando ao nosso gosto e fazer uma composição.
Também gosto muito dessas névoas de Verão.

Anna:
Pois é, quando o sol rebenta depois do nevoeiro, vem muito forte e nem nos apercebemos. Continuação de boas férias tb para ti.

Patti disse...

Beijinhos para todos.
Hoje vou à pizzaria mais sui generis e maravilhosa do mundo.
Perdida numa aldeia no meio do campo, p'ra lá de Vila do Bispo.
Trago relatório para post posterior.
Fui....
Patti, by net-café

Rocket disse...

os dias que prefiro para conhecer espaços urbanos são os de neblina, por isso entendo-te bem...

liamaral disse...

O que é preciso é que te estejas a divertir e a aproveitar bem!

:) Beijinho e já agora, parabéns pelas fotos! Muito giras!

maria inês disse...

Adorei esta tua descrição! Até me senti um bocadinho em férias!

Resto de boas férias

Anónimo disse...

Aposto que os foi comer à Amélia do Taquelim. Perdi a aposta? Paciência!Continuação de boas férias.
( Como diria o Malato, já fui muito feliz em Lagos - mais propriamente em D. Ana)

1/4 de Fada disse...

Patti, por falar em desafios, recebi um a que que respondi hoje e que passei para ti, por isso, se quiseres passar por lá pelo quarto nos teus parcos 15 minutos, podes ir pensando nele enquanto estás aí de férias... senão, ele espera com calma.
Beijinhos.

LeniB disse...

ó mulher!!! nem em férias nos dás descanso!!! Ai....que saudades!!! Só mesmo da cidade, dos crepes, das praias....lol
bjs para todos

Susana disse...

o que eu não fazia por um doce de amêndoa bem algarvio... ai ai... mas parece que este ano vou respirar so ares nortenhos...bem bom:)

Patti disse...

Rocket:
Em viagem, prefiro quase sempre os dias de pouco sol para quase tudo.

Liamaral:
E podes crer que estou. Obrigada. Bjs.

Inês:
Ainda bem, a minha ideia era essa, levar-vos um bocadinho dos meus dias bons.

Carlos:
Adivinhou. Os do Taquelim são os melhores de todos e os mais originais. Trago muitas histórias da D. Ana para postar por aqui.

Fada:
Se tiver um minutinho ainda lá vou espreitar.

Lena:
Ai filha, tu acreditas que ainda só provei um crepe, mas ainda não comi um inteirinho só para mim com gelado, chantilly e tudo? Acho que vai ser neste domingo. Saudades...

Susana:
São mesmo uma delícia estes doces. Mas aí no norte tb te vais aviar de certeza muito bem. Eu ainda vou aí em Agosto passar uns dias.

PjConde-Paulino disse...

PaTTi:
Que santa Inveja...lol...
Aqui em casa gostamos BUé" do marafado"...lol

Já fui muito feliz aí em Lagos...conheço perfeitamente os espaço tão bem apresentado por minha amiga, Patti..lol..

Olha vai ao restaurante "Adega da Marina" é barato e comemos bem...lol ( pena tar sempre cheio, apesar da dimensão:)..

Beijos e uma excelente continuação de boas "vacanses"-Pj:)

Coragem disse...

Nem de férias te privas de nos deliciar com as tuas imagens, as palavras que as acompanham e descrevem cada pormenor.
Adorei "ver-te" por ai.

Beijinhos

f@ disse...

Belissimo post como sempre li tudinho ... mas vou ser breve como o tempo de férias.... passei mais para desejar continuação de dias especiais e inesqueciveis e beijinhos das nuvens

Olá!! disse...

Ao menos tens neblinas, por aqui chove :(
Continuação de boas férias
Beijosssssssssssss

1/4 de Fada disse...

Patti, se quiseres não fazer o desafio que te deixei no outro dia, tudo bem, não me lembrei do outro post tão parecido. Mas tens-me "à perna", não te livras de mim assim tão facilmente, porque recebi outro que é muito giro e que deixei em aberto para quem quiser aceitar, mas que a ti venho passar-to mesmo, assim tipo testemunho :))
É que conhecendo os teus outros blog's, principalmente o dos Aristogatos, sei que vais fazê-lo com "uma perna às costas" e acho que até vais achar giro. Olha, eu gostei muito de o fazer! Pronto, espero que não fiques a rogar-me pragas.
Bjs.

Su. disse...

Não contava mesmo que tivesse um post teu directamente da praia!
:)
Estas viciada!!!
Olha, entao vou abusar e pedir que comas por mim, não dois, mas 4, 4dão rodrigos! aaiiiii, mete no bolso, mete na mala, manda de avião!
:)
Caneca, que bateu uma saudade...
beijo linda, diverte-te!

Sorrisos em Alta disse...

O Verão passado estive nesses mesmíssimos sítios!

Dá graças a deus (ou a quem seja), por ter sido o ano passado.

Já viste estares de férias e teres que me aturar... e ao vivo!????
;o)

Uma bjoca
E continuação de boas férias

Patti disse...

Pjsoueu:
Também sou sempre muito feliz em Lagos e em Sagres. Os nossos resturantes habituais são mais os de peixe fresco.

Coragem:
Era para vos dar um cheirinho de férias e para quem ainda não pode gozá-las, poder sonhar um bocadinho.
Saudades linda.

F@:
Não te esqueças de trazer pinturas da cordas férias...

Olá:
É o que o barlavento algarvio tem de melhor: nunca é calorento e constantemente abafado como o restante Algarve. Obrigada e continuação de boas férias para vocês tb. Bjs.

Fada:
Faço, pois! Vou é usar de utopia. E venha de lá o outro tb. Bjs.

Su:
Muitas saudades tb. E levo-te uma caixa de D. Rodrigos. Bjs

Sorrisos:
Então e não voltas-te este ano? Quem vem a Lagos e Sagres não quer mais Algarve nenhum!

Sunshine disse...

Agora comia uns destes deliciosos doces!!!
Beijinhos com raios de Sol

ematejoca disse...

Bom dia, Patti!
Venho desejar-te uma boa quadra pascal, nesse paraíso, acreditando nas excelentes fotografias.

Cumprimentos cá do frio!!!