sexta-feira, 4 de julho de 2008

eu ainda



… gostava de ir de Novembro a Dezembro para a Patagónia. De continuar a gostar de pessoas. De chocolates, figos e caipirinhas. Queria conhecer Roma, Edimburgo, Ilhéus, Itacaré e o Pantanal. Fazer festas nos elefantes no Botswana. De ver um leopardo na savana. Gostava de dar o meu colo a todos os meninos da guerra e da fome. Gostava de ter a quinta cheia de animais perdidos. Gostava de saber se Deus existe mesmo e se está arrependido de alguma coisa. E se não estiver eu indico-lhe algumas.

Bastantes até!

Gostava que os animais falassem. Gostava de ver muitos pores-do-sol no barlavento. Gostava de ser sempre feliz. Gostava de ler todos os livros, bem escritos por aí. Gostava que todos os Mugabes morressem. De preferência a chorar. Gostava que algumas mulheres aprendessem e que alguns homens amadurecessem. Gostava de ter para sempre memória. Gostava de virar as costas e saber sair em paz. Gostava de humilhar um pedófilo. Gostava de conseguir defender a pena de morte sem receios, dúvidas e inseguranças. Gostava de não trabalhar e só gozar. Gostava que o respeito pela diferença dos outros, racial, cultural, religiosa e sexual, fosse uma questão de formação, de educação, até de nascença e nunca uma imposição da constituição e dos políticos. Gostava de continuar a não ter medo. De viver uns tempos em Marraquexe.

Gostava de andar sempre por cá e fazer milhentas coisas mais, que não cabem aqui.


Eu gostava.


E vocês? Além do fim da guerra, da fome, do bem dos filhos, paz e amor, gostavam do quê?

33 comentários:

Vera disse...

Eu também gostava de ler todos os livros bem escritos por aí, para isso teria que viver muito mais tempo do que aquele que me indica a esperança média de vida. Gostava de ter capacidade financeira para ajudar pessoas, perto de mim, que sei que precisam de ser ajudadas. Gostava de ter capacidade financeira para ir por esse Mundo fora ajudar quem precisa de ser ajudado. Gostava de contribuir para que não houvesse crianças a sofrer. Gostava de ir viver para África, Moçambique. Gostava de aprender a surfar e sabê-lo fazer na perfeição. Gostava de me libertar de todos os medos e inseguranças que me ocupam a cabeça. Gostava de saber que vou voltar a viver e que noutra vida vou ser capaz de fazer tudo o que nesta não tive coragem de arriscar fazer. Gostava de ter a certeza que os meus Filhos vão ser sempre Felizes!

Anónimo disse...

Eu adorva poder ajudar pessoas como daniel nosso colega do cheiro a polvora.
Eu que tenho um bom emprego e posso dar tudo de bom aos meus,fico constrangido qundo vejo pessoas como o daniel,pessoas capazes e sem emprego é a maior das minhas angústias.
Amanhã poderei ser eu e isso atormenta-me a todo o momento.

Pedro Oliveira

vilaforte

LeniB disse...

Ai Patti...vou tentar:
gostava de ter a certeza que o futuro dos nossos filhos fosse diferente daquele que se avizinha.
gostava de ter tempo para ler todos os livros que quero (mesmo dormindo poucas horas, porque fico a ler até muito tarde, não dou vazão!!).
gostava de ter muito dinheiro para não ter que trabalhar e viver sempre onde há sol (não vou dizer que ajudava os mais necessitados...mesmo com pouco já ajudo...).
gostava de conseguir esquecer gentes, lugares, acontecimentos.
gostava de fazer pára-quedismo e de dar uma volta numa nave espacial.
gostava de encontrar um camelo e um tigre na minha vida!!!! AhAhAhAh
(tinha de parvalhar...não é verdade???)

Gasolina disse...

Gosto do que gostas.
Não é nada original o que digo, mas é a verdade.

E também gosto de mais um milhão de coisas de que nunca falo.

Obrigado pela partilha. Intensa e imensa.

Um beijo.
Senti saudades daqui.

Pitanga Doce disse...

VOLTAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gi disse...

Eu gostava de chegar aqui de manhãzinha cedo e conseguir, sem nenhuma irritação, pôr logo aqui um comentário.
eu gostava de não gostar tanto do teu blogue, que me dá estas irritações todas as manhãs.
Eu gostava que a Terra fosse um Paraíso.
Eu gostava de estrelar um Ovo de Colombo.

Nina disse...

Eu gostaria de poder ter lido todos os livros do mundo e falar todos os idiomas que existem; gostaria de voltar em alguns pontos pra consertar algumas coinhas erradas da vida; gostaria que meu filho quase adolescente não ficasse tão bravo e diferente como fica algumas vezes comigo; gostaria de ser menos autoritária; gostaria de poder visitar a minha avó Laura que se foi há 25 anos pra o andar de cima, mas não queria ficar lá ainda não (rsrsr); gostaria Patti, de te dar um abraço agora por me fazer pensar em coisas sérias do coração.

Um abração pela net serve??

Maísa disse...

Eu gostava de poder ajudar os mais necessitados, de poder dar colo às crianças carentes dele, gostava de ter a certeza que o futuro no nosso país será melhor que o presente, gostava de estar sempre em paz comigo própria e com os outros, gostava que a realidade dos idosos fosse outra, gostava de ser fria e calculista em determinadas situações, gostava de ler muito mas que o que leio, gostava que a minha memória permanecesse sã, gostava de ter sempre genica e determinação para enfrentar o dia a dia, gostava de conhecer destinos maravilhosos,que ainda não tive a oportunidade de conhecer.
gostava de.....e de.....e de.....tanta coisa.
Beijinho.

Anónimo disse...

Gostava que todos no mundo fossem felizes, mas isso é pedir muito.

Ka disse...

Gostava da tua lista com uns acrescentos :)

Gostava de poder trabalhar onde e como me apetecesse (sei que mesmo que fosse podre de rica teria de fazer qualquer coisinha...lol)

Gostava de de menos uns anos e mais uns zeros na conta para poder ter mais alguns filhos (mais 2 ou 3...lol)

Gostava de ...hmmmm esta não podsso dizer...ahahah

E gostava de ...bem , então esta não dá mesmo...looool

Beijosss

Olá!! disse...

Assim de repente,Patty, gostava que toda a gente do mundo soubesse o que é Humildade... acho que seriamos todos bem mais felizes.

Para mim???? Ver os meus filhos crescer... :)

Beijossssssssss

Anónimo disse...

Gostava...

... de ressuscitar os que já partiram
... de que nao se sofresse por doença
... de viver em Lisboa
... de levar a vida a viajar
... de rir todo o dia
... de nao chorar nunca ( só de alegria )
... de nao ter preocupaçoes
... de ter um Blog como o teu, mas nao tenho tempo ( nem jeito!!! ) ehehehe
bjos

anniehall disse...

Para alem de todas as coisas boas que referiu , do que eu realmente gostava era ser uma pessoa culta , saber muito de muitas areas , ser uma barra em Historia , em Arte , em Musica,em Fisica e Gostava que se realmente Deus existe nenhuma criança ficasse doente com cancro , nunca Mais.

Rocket disse...

em ralação ao resto está acima das minhas possibilidades, mas em reação a deus, se esperares uma semana ou duas, posso dar-te uma ajudinha ...

eu gostava de ter uma vida, como as pessoas...
já não me lembro de como é...

Coragem disse...

Assim de repente?

Gostava de nascer todos os dias e a cada amanhecer, ser uma pessoa melhor, para saber lidar com tudo e todos sempre da melhor forma.

Não queria gostar de fazer, mas fazer!

Beijo

Rita disse...

Gostava que as minhas filhas fossem felizes para sempre, que as crianças não sofressem nunca, de ter uma casa com um bocadinho de relva, de poder ter mais 2 ou 3 R's, de nadar com os golfinhos, de ir ao Quénia e tantas tantas outras coisas...
Vim retribuir a visita e gostei
Jokas e bom fim de semana

Su. disse...

Não sei se sabes, as tantas até sabes sei lá, aiii olha, eu já respondi a esta pergunta a algum tempo no Oxigénio, pois é, aquilo já vai pró quarto ano de existência, meus dEuses! vai dai, um dia que tenhas tempo e pachorra, dá uma olhadita ás bacoradas passadas ta? Vais saber de algumas pancas esquisitíssimas minhas, alias pensando bem, acho q tenho que as actualizar...
De qualquer modo, já que me soube bem saber do que gostavas de ter ou fazer... enfim, olha eu gostava de conhecer mais gente assim, exactamente como tu, sem tirar nem por, com tudo dentro... nos entre tantos to contigo, nada como capar um pedófilo e ver o mugab a morrer contorcido d dor… pronto é isso, hoje to assim!
:)

Beijooooo

Anónimo disse...

Apesar de estar um pouco longe, nao me coibo de lhe dar um conselho: a Patagónia é melhor em Dezembro/Janeiro ( apesar do calor, principalmente se for a Ushuaia). Quanto ao resto, depois digo.
Até breve

1/4 de Fada disse...

Tudo aquilo de que tu gostavas me atrai. O que mais me apoquenta é, nesta altura em que já passou mais de metade da minha vida, para além do que toda a gente deseja, eu ainda andar à procura do que realmente gostaria...

paulofski disse...

Já faço muitas coisas que gosto e basta isso para me dar por feliz. Claro que gostava, gostava de fazer tanto e tanta coisa, ahhh se gostava. Hoje por exemplo teria gostado que houvesse sol e de ter vindo cá mais cedo, mas...

Beijinho e bom fim-de-semana.

De dentro pra fora disse...

Essa é mais dificil do que se pensa(acho eu)...
mas eu gostava mesmo era de ter o "poder" de fazer feliz todos quantos me rodeiam, a começar pelos meus filhos,...se conseguisse isso é porque também eles tinham conseguido fazer o que queriam por isso mesmo eram felizes..

Anónimo disse...

Egositicamente confesso, gostava mesmo era de ir para a Pantagónia...

f@ disse...

Patti... nunca é demais dizer que está bonito e mto bem escrito...este post acabei de ler e adorei.....mto.....oooooo,.....
Pois o meu sonho maior era ter uma quinta só com animais "perdidos" carentes ...tb gosto das pessoas mas gosto mto + de bichos.
Tb me interrogo se deus existe mesmo! e penso que não... porque acontecem coisas mto estranhas no mundo( que "ele" criou para ser bom) certamente é um Deus Humano e tb tem o dto de errar... ou então os erros servem para "algo maior"...
Ai e as coisas que eu gostava... tb são algumas das tuas... e tb de viver uma semana apenas em Marraquexe mas nem vale dizer porquê...
e gostava mesmo de estar sempre nas nuvens ou ir lá ou metamorfosear-me de nuvem por cima do mar num dia ventoso...
beijinhos das nuvens

Rui Caetano disse...

A felicidade procura-se e nunca devemos desistir de a buscar. Um bom fim de semana.

Sorrisos em Alta disse...

Assim no imediato, se me arranjasses mais duas pedrinhas de gelo aqui para o whisky, o mundo era um lugar perfeito...
;o)

Luma Rosa disse...

Eu gostava somente de uma coisa: Voltar uns 10 anos com a sabedoria que tenho hoje. Só isso! Quanto ao resto do mundo, peço o fim do egoísmo. Bom fim de semana! Beijus

BlueVelvet disse...

Ai, ai, que post este...
Olha o que gostava mesmo, mesmo, era de ter menos 10 anos e aí talvez ainda conseguisse fazer o que gostava.
Gostava de viver num país onde estivesse sempre sol ou de ir para Nova Iorque viver ao pé do meu filho.
Gostava de não ter uma vida tão curta para viver.
De saber que morro e deixo cá os meus filhos
Olha, gostava de não ter ficado com a lágrima ao canto do olho.
Trata de fazer um post daqueles...de fim-de-semana, amanhã:)))
Raio de vizinha que fui arranjar. Sempre com perguntas difíceis
Beijinhos e veludinhos azuis

mariam [Maria Martins] disse...

gosto de praticamente tudo do que gosta... trocava Marraquexe por Barcelona, gostava de ter mais uns €€€€€€€€€ de maneira a ficar mais "desafogada" e assim compraria sem restrições todos os bilhetes para concertos e outros eventos que me apetece muito e não posso (também para as(os) amigas(os) e poderia distribuir ainda alguns sem reserva por quem eu sei muito bem... e também não posso agora... enfim ... viajava mais, e para finalizar e considerando ser o primeiro, daria saúde e mais alegria a meus papás ...

bom fim-de-semana
um sorriso :)

Anónimo disse...

O que eu gostava mesmo
demorava a dizer....
além do que está neste post,
gostaria de escrever.....!

PDuarte disse...

Gostava de te dizer que sou contra a pena de morte, diferenças que se tentam impôr pela provocação e vulgaridade, contra a hipocrisia, o cinismo, o politicamente correcto, os camaleões, o egoismo, a falta de camaradagem, a falsidade, a falta de sentido crítico, a falta de sentido de humor, os extremismos e principalmente contra a falta de sono.

*mafinha ^^* disse...

gostava de nao ser uma avE tao rara, tao rara, tao rara que apagou o comentario que ja tinha feito...
gostava que a minha mae nao tivesse de morrer...
gostava que a minha tia se curasse daquele maldito linfoma, ou la o que e'..
gostava de nao ter de ver rostos tristes...
gostava de SO'gostar de quem gostasse de mim...
gostava de ser uma aluna aplicada...
gostava de nao ser tao despassarada...
gostava de poder alimentar-me so' de fruta...
gostava de conviver mais com outras culturas, particularmente com as africanas...
gostava de ir estudar para o porto e tirar criminologia...
ah! e de depois disso, arranjar emprego, de preferencia, e se nao fosse pedir muito, dentro dessa area...
tambem gostava de ter notas boas o suficiente para entrar sem problemas...
gostava que a minha avo' nao tivesse ficado doente e incapaz de andar...
gostava que as pessoas parassem de comentar, de forma preversa, tudo o que vêm...
gostava que o dia de ontem nao tivasse acabado e que podesse ficar ali muito, muito mais tempo sem ter de sair daqueles braços...
gostava de viver feliz sem que a minha vida fosse um mar de rosas...
gostava de ter o poder de fazer os outros sentirem o mesmo que eu, quer pra bem, quer pra mal...
gostava de poder sair 'a noite sem que os meus papas me proibissem...
gostava de nao fazer aos outros aquilo que nao suporto que façam comigo...
gostava de ter paciencia para ler a saga do harry potter...
gostava de ler mais...
de poder acordar tarde sempre que mem apatecesse...
gostava de conservar esta maneira de amar: tao desinteressada e intensa, capaz de fazer tudo so' porque se ama, ou se gosta...
gostava de "ter o mundo nas maos", literalmente falando...
gostava de travar uma conversa se'ria com a senhora dona Lua que vive la' tao alto...
gostava de ter a capacidade de dar a educaçao perfeita aos meus filhos, isto supondo que os vou ter...
gostava de poder nao ter medo do que a vida tem guardado pra mim....
gostava de ter memoria de elefante, mas SO' para as coisas uteis e boas...
gostava de ter a capacidade de esqueser os episo'dios menos bons da minha linda e relativamente curta, vidinha de adolescente...
gostava de me manter assim: adolescente e doida, juntamente com a "cambada" de pessoas da minha idade sem as quais penso nao saber viver..
ou entao, gostava plo menos, de manter esta minha capacidade de ser... sei la' o quê...
gostava de encontrar ja' hoje o homem da minha vida, mesmo sem saber...
gostava de saber porque e' que umas pessoas dao tantao importancia ao amor, e outras ao dinheiro...
gostava de ser capaz de nao me desiludir comm as pessoas..
e mais milhares e milhares de coisas, algumas que nao me ocorrem e outra de acho por bem nao escrever, por motivos obvios de espaço..
(so' mais um aparte: gostava de nao ter obrigaçoes, nem responsebilidades, plo menos ate' ter gozado devidamente a minha vida ao lado da pessoa que seja capaz de me fazer sentir essa vontade...)
enfim...
tantas coisas...
acho que gostava de tudo aquilo de que uma miuda de 17 anos, a abrir os olhos para o mundo e para as pessoas, gostaria...
VIVER!

Patti disse...

Mafalda:
E eu gostava de te dizer que este foi o maior comentário que já me fizeram e que eu quando tinha a tua idade, também gostava de muitas das coisas que tu dizes.
Muitas delas concretizaram-se porque fiz por isso. Outras não, porque não dependem só de nós. Leva sempre avante o que queres e logo verás se eu não tenho razão.
Beijinho para ti.

Anónimo disse...

patti:
obrigada pela atençao...
=D
(so' mais um 'a parte: gostava de a conhecer...
algm assim, so' pode fazer bem...
fazer crescer e entender o mundo e as coizas...
mais uma vez: obrigada pela atençao...
beijao "repenicado"(?)
=*