quarta-feira, 9 de julho de 2008

os cartõezinhos


Pois é Ka, tinhas razão, eu não resisto a estes episódios. Começa logo a imaginação a bulir-me com os iões e tem de sair post.

E o esquentador apagava-se, nós acendíamos e ele trabalhava. Apagava-se, nós acendíamos e ele trabalhava. Apagava-se, nós acendíamos e ele trabalhava. Um ano nisto. Sim, porque somos pessoas pacientes e temos muito amor pelo nosso Vaillant. Mais aquela coisa dos portugueses de deixarem tudo até ao limite.

‘Tadinho, 2ª-feira resolveu não trabalhar. Estava farto de bulir, de piloto entupido, de isqueiro sem faísca, chama sumidinha e de carapaça meio a fugir para o amarelo sujidade.

Sempre são quase 16 anos a trabalhar sem parar e um gajo também não é de ferro.

Até foi gira, a algazarra e os gritos logo pela manhã e tudo aos saltinhos no meio do duche, mas depois …

Veio cá um senhor. Daqueles senhores dos cartõezinhos, que guardamos não sei onde.

Olhe, eu acho que é o piloto entupido, porque eu soprei e saiu uma grande lixeirada. Veja lá o senhor.

Oh minha senhora, isto andou aqui água! Ai andou, andou! A senhora não sentiu nada? Pois, nem deve ter reparado na bancada toda molhada. Isto está calcificado. Andou aqui água! Precisa desta parte inferior toda nova! Toda nova! E mesmo assim, tenho de desmanchar o esquentador todo, para ver se esta parte superior do pró%&$#§*, também não foi afectada. Isto vai ser um problema! É que se também precisar de um pró%&$#§* novo, isto vai para cima de um dinheirão. Mais a minha mão-de-obra e eu nem imagino as horas que vou perder aqui!

Ah, pois e o piloto, o que acha?

O piloto, minha senhora? Isso é ao menos. Não tem nada a ver com o piloto! Já lhe disse que foi água que aqui entrou! A senhora é que não reparou! Olhe que não sei se será melhor um novo. Daqueles inteligentes…..

Mas se eu quiser o arranjo, em quanto é que me fica?

Ah isso é difícil de lhe dizer. Se for só a peça inferior é p'rái uns 80€ mais a mão-de-obra. Agora como eu também tenho de mexer no pró%&$§#* e se o pró%&$§#*, precisar de ser substituído, ai vai-lhe para uns 150€. Mais a mão-de-obra, claro. E eu nem sei quantas horas vou perder com isto!

Ah, pois e o piloto, o que acha?

O piloto logo se vê.

Eu não percebo nada de esquentadores, mas achei que o senhor dos cartõezinhos, andava a dar-lhe no gás.

Telefono para outro senhor. Daqueles senhores dos cartõezinhos, que guardamos não sei onde.

Dizem de lá: a deslocação são 35€ e depois mais mão-de-obra e peças se necessário.

35€ de deslocação? Mas o senhor não mora aqui tão perto?

Moro, mas tenho de me deslocar, não é?

É pois! Até eu, vou passar a deslocar-me mais vezes. Ainda não sei é para onde. Então desloque-se lá, homem.

Olhe, eu acho que é o piloto entupido, porque eu soprei e saiu uma grande lixeirada. Mas também acho que andou aqui água. Veja lá o senhor.

Andou, andou. Mas já desapareceu. Calcificou e nunca mais caiu. Não tem problema nenhum. Não se preocupe. É do piloto é, sim senhora! Está entupido e o isqueiro também precisa de ser afinado e fica tudo catita.

A sério? Mais nada? O senhor viu bem tudo lá para cima, aquela parte do pró%&$#§* e tudo?

Oh minha senhora, tomara os esquentadores de agora durarem tanto como este. O pró%&$#§* está impecável. Vê-se logo por esta tr&*ª»$$%#&*, aqui ‘tá a ver? E ponha sempre esta patilha para baixo para poupar o gás, assim! E se alguma coisa não estiver bem nos próximos dias, eu venho cá outra vez e a senhora não paga mais por isso.

Ai que bom, já tenho esquentador e tão rápido. Devo-lhe quanto?

65€; 35€ da deslocação e 30€ da mão-de-obra (10 min.). Pimba! Vai buscar!

É assim a vida.

Podemos escolher sempre o nosso caminho.

Eu ontem escolhi por quem queria ser roubada.

Escolhi o segundo senhor dos cartõezinhos, que guardamos não sei onde.

Mas há uns cartõezinhos melhores que outros. O melhor é guardar todos.

Não sei é onde.

29 comentários:

Magucha disse...

Lol, eu tenho uma colecção desses cartõezinhos na caixa do correio. Vou deixando ficar, podem sempre dar jeito...

Fizeste-me lembrar quando tive de trocar a canalização de gás, era com cada artista... =)

Jinhos

mariam [Maria Martins] disse...

Oh!Patti também já vivi um momento "dramático" desses!! só que o meu já é "inteligente" e não é que a conversa sobre a "água" a peça "#"%$J+HY" e o "per/Pk*IY=#" era tão igual! e os €€€€€ p`la "inteligência" do aparelho e burrice minha, foram mais que muitos!
adorei este "post" do nosso fantástico quotidiano...

boa semana
um sorriso :)

FM disse...

Agora imagina que pegas nas páginas amarelas porque a porta não abre... Fazes o telefonema para o maior anúncio e esperas 30 minutos. Pagas €120 e o tipo que vem abrir a porta em 30" diz-te que se lhe tivesses ligado directamente seriam apenas €20. Ficavas lixada com quem? Com as páginas amarelas, claro. Porque de burro não podes "ter nada"... (Foi o que me aconteceu.)

Coragem disse...

Eu ponho os cartoezinhos todinhos no lixo, pois chama-me fina se quiseres mas é um facto que não mando arranjar nadinha, compro novo :)))
Tenho um inteligente (na casita) há anos, pobre, passou a burro devido ao tempo de existencia.
Há já algum tempo que optei por termo acumulador é a maior maravilha.

Patti este texto fez-me lembrar o do mecanico, porque será? tu e os homens das máquinas eheheheh

Beijinho

f@ disse...

Patti foi esquentador que esquentou...os esquentadores antigos não são chamados de inteligentes mas são génios...
lol...
Pois quando entra água...um sopro apenas, só um...e faz-se "luz"
-acende-se ... e o que realmente importa é a banhoca. Há e os cartõezinhos de Srs. inteligentes...
bj das nuvens

BlueVelvet disse...

Tivéste sorte:))
Porque será que nunca sabemos onde estão esses cartõezinhos?
Grande Vaillant!
Em certas coisas a Tradição ainda é o que era.
Veludinhos azuis

Gi disse...

Por isso é que eu farta de arranjar o meu "Vaillant" há 5 anos acabei com o gaz cá em casa e adoptei o painel solar.
Estou bem contente.
Quanto aos cartõezinhos, passei também a ser adepta dos ímanes no frigorífico e lá estão os mais importantes.
De resto é mesmo por 31 de boca ou procurando na net.
Conselheira doméstica over and out ;)

Pitucha disse...

Adorei. SObretudo saber que guardas os cartõezinhos! Fantástico.
Beijos

Anónimo disse...

muito me ri com o pró#"&#"!
É assim minha cara,mesmo na provincia estas pequenas reparações são pagas a peso de oiro.
A minha caldeira tinha no visor uma avaria xpto,liguei para a assitência,ah isso é sensor de fumos,ok.
O sensor custou 8 aéreos e paguei 50, demorou 5 minutos a mudar o sensor...

Bom dia para todos

Pedro Oliveira
vilaforte

Vera disse...

Patti, este post é msm OK!
Cá em casa já existe um inteligente há um tempo, mas tb a qtd de banhos é enorme...tipo pensão! Quanto a arranjos, por aki tb há outra vantagem....temos um par de mãos cá em casa q sabem arranjar td! Qd precisare de ajuda, dá um Koll me:-)
Bjs
Vera

Anónimo disse...

Nestas coisas tenho optado pela "vizinhança". Pergunto à minha empregada se conhece alguém. A empregada pergunta à porteira, esta pergunta à porteira do prédio do lado ( and so on...) até que acaba por aparecer sempre um filho ou um marido da amiga da vizinha que até é casado com a sobrinha de outra amiga que por acaso até é "muita" boa pessoa e ainda é aparentado com um cunhado que vive lá da terra.
Descobri que era a melhor solução, depois de uam cena exactamente igual à que a Patti descreve ( sim também tenho um Vaillant, porque não gosto de ter em casa aparelhos inteligentes que entrem em competição comigo). Cartõezinhos? Uma vez e chegou. Serviços fornecidos pelo Banco, funcionam e são úteis...em tempo de férias.
Olhe Patti, desculpe lá este testamento. Como dizem alguns amigos, "escrevo pelos cotovelos"!

paulofski disse...

Para tal soube que já existem empresas dedicadas a prestar assistência no domicilio dos seus cientes enviando imediatamente o técnico de reparação de qualquer avaria.

Por ter tido em casa um desses esquentadores de marca esquisita, que nos pregava partidas constantes desligando o piloto, nós acendíamos e ele não trabalhava, despachei-o e comprei um desses inteligentes, bem mais discretos e eficazes.

Certa vez, já noite alta, fiquei sem energia eléctrica em parte da casa. Chamei um técnico com urgência, não fez nada porque era uma avaria só reparável pela EDP mas tive que pagar um balúrdio para ficar na mesma. :(
No dia seguinte lá veio o piquete da EDP que reparou a avaria sem me levar um cêntimo.

Anónimo disse...

Este episodio me suena...ayer o antes de ayer en el MSN...me has dejado de escribir por el hombre del gaz!!! Pues que sepas que esta genial y me he reído un montón. Estas cosas pasan muy a menudo y siempre hay que buscar mas que uno!... No hombres, claro, pero Hombres del gaz!!! Oye, a proposito, estava bueno como la " menina do gas"?????????????

besitos

Patti disse...

Claudia:
Es verdad! Ha sido ayer mientras el MSN.
Que no! Por Diós, la chica estava mucho mejór. Pero este tío era muy majo.

Anónimo disse...

Me alegro!!!

1/4 de Fada disse...

À conta de cenas muito parecidas tenho uma rede de informações com amigos e conhecidos em que partilhamos contactos "seguros", de pessoas que, em princípio, são de "confiança" porque já deram provas em serviços prestados!

maria inês disse...

Guardamos sempre, "pode vir a ser preciso"!!! e confiamos! Queremos é ver serviço feito, há tanta coisa para resolver!
Eu, hoje em dia, prefiro resolver com rapidez, mesmo que me saia do bolso!

b&a

De dentro pra fora disse...

Acho que fazes muito bem em guardar, eu tambem faço o mesmo( com tudo, ou quase) :))
mas os cartõezinhos, queres um conselho compra um portefólio pequenino proprio para o efeito,...quando precisares está tudo lá,...até parece as tuas paginas, não amarelas, mas coloridas... :))

Anónimo disse...

belo texto. a vida e o cotidiano fazendo presença em nossas horas e minutos. reflexivo e rico. abraços.

Pitanga Doce disse...

Ah, os homezinhos do cartões!!! Devem ter frequentado todos a mesma escola. Uns "aprederam" mais ou menos. No ano passado eu dei 150 euros por um esquentador NOVO quando da mudança do gás para o natural, daqueles que dizem que são mais inteligentes que o homem do cartãozinho. Como o gajo queria cobrar o mesmo valor por arranjar um antigo que só tinha a mania de não acender???

Ontem fui a duas farmácias e telefonei pra outras a perguntar o preço de um remédio. Era caro, sim senhora. Aí fui a mais uma e eles perguntaram se eu queria o Genérico (que tem o mesmo princípio ativo)Telefonei ao médico e ele disse: sim senhora, pode comprar que o laboratório é de confiança. Saiu-me por bem menos da metade do preço.
Acho que os donos das outras farmácias andaram na escola do homem dos cartõezinhos. hehe


beijos Patti

Olá!! disse...

Deito os cartões todos fora, um dia ainda me vou arrepender ;)))

Naaaaaa, há sempre o amigo do amigo que tem um amigo que conhece um técnico 5 estrelas... :))

Genial o texto, para não variar... ficaste técnica só a decorar o nome das peças LOL

Beijosssss

Maísa disse...

Essa é que é essa. Ninguém trabalha de graça. Mas o certo certo é que alguns exageram na dose recomendada.
Eu , cartões também não guardo.
Beijinho e guarda o que não presta e terás o que é preciso.

PjConde-Paulino disse...

Patti:
Vaillant..sei muito bem ..pois; tenho um com a mesma idade ou mais..( mas não quero outro enquanto este durar)..

( Até já me ofereceram um dos chamados "inteligentes _ não sei se fazem contas e tudo -)--lol

mas disse ao meu cunhado: Obrigadinho; mas enquanto tiver o Vaillant não quero outro,,lol..

é que este, basta Limpar o tal "piloto" rs...e a rede que fica por trás ( o filltro) e tá sempre pras curvas....lol...

O melhor, Patti é tu saberes mexer no piloto e na rede que fica por traz... lol...e não vais precisar dos homens dos cartões: Olha ficas tu com o valor da deslocação....rsrs

um beijo do Pj
,

LeniB disse...

Nunca sei onde guardo os cartões de ninguém. Quando preciso dum técnico, telefona a alguém que conhece alguém e por aí fora.
Há uns meses paguei 20 euritos de deslocação a um caramelo para arranjar a máquina de lavar-roupa. Como lhe pedi factura, ficou por 10!!!

Anónimo disse...

Patti a mim aconteceu-me uma situação idêntica com uma televisão. Não tinha arranjo, era melho uma nova.... chamei outro técnico era um fusível...15 €uros....peças e mão de obra (já foi há uns tempinhos)!
Acontecem coisas a quem guarda e a quem não guarda cartõezinhos......!!!!!

seni disse...

Adorei este post. Adorei a maneira como escreveste e adorei.
Só nao adorei o facto do meu ter dado o berro e nao ter havido salvação. Comprei outro, e fui roubada à mesma :P

Beijinhos.

Ka disse...

looool
O técnico era muy majo????

ok ok, eu também acompanhei a situação via msn e até apostei qe ias pô-la aqui pois estavas a "ferver" depois da continha....loool

Cartões nunca guardei, muitas das coisas sou eu que arranjo. Quando eles vão lá a casa, eu estou muito atenta para ver se aprendo alguma coisa para da vez seguinte não ter de os chamar. Nunca fiz isto com o esquentador nem com picheleiro...mas lá chegarei...ahahah

Até estores arranjo...lol

Beijosssss

Su. disse...

olha, só te digo, já começo a ficar preocupada contigo mulher!

a falar de electrodomesticos a esta hora?!!

ah, mas agora esto mais contente, q foste e férias!

simsim, ora pois... estávas a precisar!
:)))

Beijooooo

Su. disse...

só tu para me fazeres rir, com uma historia louca destas~....